Ted Kennedy passa mal em almoço com Obama

O senador americano Edward Kennedy, de 76 anos, passou mal nesta terça-feira durante um banquete com o novo presidente americano, Barack Obama, e outros políticos dos Estados Unidos.

Ted Kennedy, como o senador é conhecido no país, foi diagnosticado no ano passado com um tumor no cérebro. Ele havia acompanhado normalmente a posse de Obama antes do almoço.

Não foram divulgados mais detalhes sobre o estado de saúde do senador, mas há relatos de que ele teria sofrido convulsões durante o almoço e foi levado para um hospital.

Durante um breve pronunciamento no almoço, Obama indicou que foi informado sobre o que ocorrera com Ted Kennedy. "Sei que, quando eu estava fora do salão, houve preocupação a respeito de Teddy", disse.

Obama descreveu o senador como um "guerreiro da justiça". "Eu estaria mentindo se não dissesse que, neste momento, uma parte de mim está com ele." Chefe do clã Eleito em 1962, Kennedy é o segundo mais antigo representante do Senado americano, perdendo apenas para o senador Robert Byrd, da Virgínia Ocidental, que está há 45 anos na função.

Ele é também um dos mais influentes membros do Partido Democrata e tornou-se o líder do clã Kennedy depois que os seus três irmãos mais velhos morreram.

O primogênito, Joseph, foi morto em um acidente de avião durante a Segunda Guerra Mundial, o presidente John Kennedy foi assassinado em 1963 e seu irmão, Robert, foi assassinado em 1968.

No Senado, Ted Kennedy se destacou por ter participado de votações históricas, como o Ato de Direitos Civis, de 1964, e por sua defesa de temas populares entre a ala mais à esquerda do Partido Democrata, como salário mínimo e seguro saúde.

Em maio do ano passado, o senador foi internado, depois de ter convulsões, e os médicos confirmaram que ele tinha um tumor.

Em junho, ele foi submetido a uma operação, mas posteriormente retomou seu trabalho no Senado.

Profundidade "Este é um momento de alegria. Mas também é um momento de seriedade. E minhas preces são para ele (Kennedy) e para sua família e Vicki (esposa do senador)", disse Obama.

O presidente também aproveitou o discurso no banquete para comentar sua posse.

"A profundidade deste momento é expressada pelas pessoas além destes salões", disse. "O que está acontecendo hoje não tem a ver comigo, tem a ver com o povo americano", completou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos