Político negro é eleito presidente do Partido Republicano

O político negro Michael Steele foi eleito presidente do Partido Republicano dos Estados Unidos nesta sexta-feira.

Será a primeira vez que a legenda será comandada por um afro-americano.

Steele é ex-governador do Estado de Maryland e era considerado uma figura ascendente dentro do partido.

Por ser um negro natural de um Estado tradicionalmente democrata, acredita-se que ele possa atrair blocos eleitorais que vêm se mostrando cada vez mais avessos aos republicanos, como afro-americanos e eleitores brancos com nível superior.

Concorrentes Steele concorreu com alguns pesos pesados de sua legenda, entre eles o veterano Mike Duncan, que presidia o partido até esta sexta-feira. Duncan, nascido no Kentucky, era considerado um administrador competente, mas não era visto como um orador empolgante. Sua condição de líder republicano no momento em que o partido sofreu algumas das maiores derrotas em sua história recente também contribuiu para o seu desgaste.

Os republicanos perderam a maioria que dispunham na Câmara dos Representantes e no Senado em 2006 e perderam a disputa à Casa Branca, em 2008, com a vitória de Barack Obama. Orador Steele, por outro lado, é um orador conceituado e foi um dos políticos mais aplaudidos durante a Convenção do Partido Republicano, realizada em setembro do ano passado.

Na ocasião, ele chegou a cunhar um termo que se tornou um dos bordões de seu partido, ''drill, baby, drill'', (perfure, nenê, perfure, em tradução livre), uma referência à defesa pelos republicanos da prospecção de petróleo na região costeira dos Estados Unidos.

Steele, de 50 anos, foi seminarista, mas abandonou a formação religiosa para estudar Direito e, em seguida, ingressar na política.

Em seu discurso de posse, o novo líder republicano, considerado um moderado, disse ter orgulho em assumir o controle ''do partido conservador dos Estados Unidos''. Ele afirmou ainda que pretende fazer a legenda ''crescer de uma forma nunca vista antes''.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos