UOL Notícias Notícias
 

10/10/2006 - 13h55

Preso na Alemanha iraquiano suspeito de divulgar mensagens de Bin Laden

Pela primeira vez foi preso na Alemanha um suspeito de divulgar pela internet mensagens de teor terrorista de Osama Bin Laden. Um iraquiano de 36 anos foi detido na manhã desta terça-feira (10/10) na localidade de Georgsmarienhütte, próxima a Osnabrück, no noroeste do país.

Ao revistar o apartamento do homem, os investigadores apreenderam um laptop e disquetes. A Procuradoria Geral da República o acusa de apoio ativo à organização radical islâmica Al-Qaeda.

As autoridades descobriram o suspeito por meio de um grampeamento preventivo de telefones que nesse meio tempo foi interditado pelo Tribunal Constitucional Federal. Segundo o secretário do Interior do Estado da Baixa Saxônia, Uwe Schünemann, o iraquiano estava sendo observado desde o início de 2005.

A esposa do suspeito disse a jornalistas que o apartamento já tinha sido revistado duas vezes antes. A cada vez, seu marido fora detido, mas solto logo em seguida. O casal tem três filhos e mora em Georgsmarienhütte há oito anos.

O iraquiano está sendo trasladado para Karsruhe ainda nesta terça-feira, devendo ser apresentado ao juiz de instrução da Procuradoria Geral na quarta-feira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h40

    -0,07
    3,134
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h49

    -0,49
    75.603,39
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host