Al Shabaab utiliza discurso de Trump em vídeo de propaganda

Grupo jihadista da Somália edita declarações islamofóbicas do pré-candidato republicano em clipe de recrutamento. Material contém ainda imagens de policiais dos EUA usando de força excessiva contra afro-americanos.

O grupo terrorista somaliano Al Shabaab usou trechos de um discurso do pré-candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump, em um filme de propaganda. O vídeo foi distribuído no Twitter pela organização islâmica Al-Kataib Media Foundation.

Os extremistas usaram um clipe do pronunciamento de Trump de dezembro, no qual o republicano pleiteou que os Estados Unidos impeçam muçulmanos de entrar no país. Muitos políticos americanos condenaram as declarações de Trump e afirmaram que seus pontos de vista poderiam ser usados como propaganda por organizações terroristas.

E o Al Shabaab parece ter feito exatamente isso. No vídeo de 51 minutos, as falas de Trump foram editadas entre declarações antigas do líder dos jihadistas, Anwar al-Awlaki, afirmando que muçulmanos terão de escolher entre sair para países islâmicos ou permanecer onde estão e lutar contra o Ocidente, segundo a organização internacional de monitoramento de grupos terroristas SITE (Search for International Terrorist Entities Institute, em inglês). Awlaki foi morto num ataque de drones no Iêmen, em 2011.

O vídeo, confirmado ser genuíno por especialistas, contém ainda imagens da polícia americana usando de força excessiva contra pessoas negras, além de trechos de discursos do ativista afro-americano Malcolm X, morto em 1965.

O Al Shabaab, afiliado à Al Qaeda, busca derrubar o governo da Somália e impor um regime islâmico nos moldes da sharia. O grupo jihadista tem realizado diversos ataques também no Quênia e na Etiópia.

PV/rtr/dpa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos