Terremoto atinge o nordeste da Índia

Tremor de magnitude 6,7 atinge região perto das fronteiras com Bangladesh e Mianmar. Autoridades confirmam ao menos 13 mortes e centenas de feridos.

Ao menos 13 pessoas morreram em consequência de um terremoto na madrugada desta segunda-feira (04/01), próximo à cidade de Imphal, capital do estado de Manipur, no nordeste da Índia. O sismo também foi sentido nos países vizinhos Mianmar, Bangladesh e Butão.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) registrou um terremoto de magnitude 6,7 às 4:35 (horário local). O centro alemão Geo Research, de Potsdam, observou um tremor de magnitude 6,6 na fronteira entre Bangladesh e Mianmar.

Muitas pessoas ainda dormiam quando o terremoto atingiu a região. O epicentro, no estado de Manipur, esteve localizado a 29 quilômetros da cidade de Imphal, onde vivem 250 mil pessoas.

Na Índia, oito mortes foram registradas no estado de Manipur. Há ao menos cem feridos, 33 deles em estado grave.

Em Bangladesh, cinco pessoas morreram de ataque cardíaco quando tentavam escapar de prédios que ameaçavam ruir. Cerca de 90 pessoas ficaram feridas.

Uma autoridade do governo em Manipur confirmou que houve mortes, mas não soube precisar a quantidade, uma vez que ainda aguarda relatos das regiões rurais do estado. Há ainda edifícios com vários andares que ainda correm risco de ruir.

Em abril, um terremoto de grandes proporções atingiu a região do Himalaia, entre o Nepal, Índia, China e Bangladesh, causando em torno de 9 mil mortes. Em outubro e dezembro, tremores violentos sacudiram a região de fronteiras entre o Afeganistão, Paquistão e Tadjiquistão.

RC/ap/dpa/rtr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos