Tiroteio deixa um morto na localidade natal de clérigo xiita

Policiais são alvo de disparos no vilarejo de origem do líder religioso, que foi executado pelo regime saudita. Criança de 8 anos é ferida durante a troca de tiros.

Autoridades da Arábia Saudita afirmaram nesta segunda-feira (04/01) que um homem morreu e uma criança de 8 anos foi gravemente ferida após desconhecidos dispararem contra forças de segurança sauditas na noite deste domingo na localidade de origem do clérigo xiita Nimr Baqir al-Nimr, executado no dia anterior.

As autoridades sauditas qualificaram o incidente de um ataque terrorista e estão procurando os responsáveis, afirmou a agência de notícias oficial do país, a SPA. A agência acrescentou que os disparos foram efetuados quando a polícia tentava recuperar um veículo roubado.

O incidente aconteceu no vilarejo de Awamiya, no leste da Arábia Saudita, onde o corpo de Al-Nimr está sendo velado numa mesquita. A cerimônia deve durar três dias.

A execução de Al-Nimr, de 56 anos, juntamente com outros 46 suspeitos de terrorismo, aumentou a tensão na região e levou ao rompimento diplomático entre a Arábia Saudita e o Irã, duas potências antagônicas.

O clérigo xiita era um opositor ferrenho da família real saudita. A execução dele gerou indignação nos países xiitas, principalmente no Irã. Em Teerã, centenas de pessoas atacaram a embaixada da Arábia Saudita, atirando objetos incendiários dentro do edifício. No domingo, novos protestos ocorreram na capital iraniana.

O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, afirmou que a Arábia Saudita enfrentará uma "vingança divina". O presidente iraniano, Hassan Rouhani, criticou o que chamou de visão "não-islâmica" dos sauditas, enquanto o Ministério do Exterior garantiu que Riad pagará um preço elevado pela execução do clérigo xiita.

RC/afp/rtr/lusa/ap

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos