México inicia processo de extradição de El Chapo para os EUA

Procuradoria-Geral afirma que não há impedimento para extradição de Joaquín "el Chapo" Guzmán para os Estados Unidos, mas ressalva que processo deverá ser longo.

A Procuradoria-Geral da República do México anunciou neste sábado o início do processo de extradição do traficante Joaquín "el Chapo" Guzmán para os Estados Unidos. Segundo a promotoria, o processo tem várias etapas e deverá ser longo.

A Procuradoria-Geral afirmou, em comunicado, que não há impedimento para concretizar a extradição de Guzmán, na sequência da fuga espetacular, em 11 de julho de 2015, de uma prisão de segurança máxima no México. Ele foi recapturado nesta sexta-feira no estado de Sinaloa.

As autoridades mexicanas haviam transferido, na sexta-feira, Guzmán para a prisão de segurança máxima de Altiplano, de onde ele havia escapado por um túnel com 1,5 quilômetro ligado a uma casa situada fora do perímetro do estabelecimento prisional.

Guzmán é considerado um dos principais líderes de cartéis de tráfico de droga do mundo, e o seu cartel traficou bilhões de euros em drogas para os Estados Unidos.

AS/efe/lusa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos