França homenageia vítimas do terrorismo em 2015

Cerimônia na Place de la République, em Paris, lembra aqueles que morreram nos atentados de janeiro e novembro. Hollande e Hidalgo descerram placa em memória das vítimas.

Os franceses homenageram as vítimas dos atentados terroristas de 2015 com uma cerimônia na Place de la République, em Paris, neste domingo (10/01), em meio a um forte esquema de segurança e na presença de muitos familiares das vítimas.

O presidente François Hollande e a prefeita Anne Hidalgo descerraram uma placa ao lado de um carvalho que foi plantado em memória de todas as vítimas do terrorismo islâmico em 2015 na França. O primeiro-ministro Manuel Valls e vários outros políticos participaram do evento.

A placa tem um texto onde se lê: "Em memória das vítimas dos atentados terroristas de janeiro e novembro de 2015 em Paris, Montrouge e Saint-Denis. Aqui mesmo, a população da França lhes presta a sua homenagem".

O cantor Johnny Hallyday cantou a canção un dimanche de janvier (Um domingo de janeiro), que a compositora Jeanne Cherhal escreveu em memória da marcha de solidariedade que aconteceu em Paris depois do ataque ao semanário Charlie Hebdo.

Durante a cerimônia foi também lida uma citação do escritor Victor Hugo, originalmente proferida em 5 de setembro de 1870, quando ele retornou do exílio: "Salvar Paris é mais do que salvar a França, é salvar o mundo. Paris é o centro da humanidade. Paris é a cidade sagrada. Quem ataca Paris ataca toda a humanidade".

Este domingo de celebração encerra um semana de cerimônias e eventos em memória das vítimas dos ataques de janeiro, que fizeram 17 mortos, e dos ataques de novembro, nos quais perderam a vida 130 pessoas, na região de Paris.

AS/lusa/afp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos