Tributo a David Bowie nas redes sociais

Madonna se diz "devastada" com a morte do ícone pop britânico, e Rolling Stones lamentam perda de um "artista extraordinário". Alemanha chama-o de herói, que "ajudou a derrubar o Muro de Berlim".

Personalidades internacionais lamentaram nas redes sociais nesta segunda-feira (11/01) a morte do ícone da música pop David Bowie. O cantor morreu neste domingo, aos 69 anos, após lutar 18 meses contra um câncer, dois dias depois de celebrar seu aniversário com o lançamento de um novo lançar álbum, Blackstar. Desde então, as contas do artista no Facebook e no Twitter foram inundadas com mensagens de luto.

A última entrada na conta oficial do Twitter de David Bowie afirma que o músico "morreu pacificamente e rodeado da família, após uma corajosa batalha de 18 meses contra um câncer". "Enquanto muitos de vocês vão partilhar esta perda, pedimos que respeitem a privacidade da família neste momento de dor", diz o texto.

Um GIF que mostra como a aparência do artista se transformou ao longo dos anos, com ilustrações da artista Helen Green, viralizou nas redes sociais:

A cantora Madonna lamentou no Twitter a morte do astro britânico, "Estou devastada! Este grande artista transformou a minha vida!", escreveu. "Talentoso. Único. Genial. Inovador. O homem que caiu na Terra. O teu espírito vai viver para sempre! #rebelheart", acrescentou a cantora, pouco depois. Ela publicou uma foto antiga ao lado de Bowie, com a frase "tive tanta sorte em te conhecer".

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, escreveu: "Eu cresci ouvindo e assistindo ao gênio pop David Bowie. Ele era um mestre da reinvenção, que sempre acertava. Uma enorme perda."

O produtor Tony Visconti, que trabalhou durante muito tempo com Bowie, afirmou: "Eu sabia há um ano que isso aconteceria desta maneira. Mas eu não estava preparado. Ele era um homem extraordinário, cheio de amor e vida. Ele sempre estará conosco. Por agora, é adequado chorar."

A banda de rock britânica Rolling Stones descreveu o astro como "um artista extraordinário, e um verdadeiro original", aluem de ser um "homem maravilhoso e gentil". "Os Rolling Stones estão chocados e profundamente tristes de saber da morte de nosso querido amigo David Bowie", escreveu o grupo no Twitter.

O músico britânico Iggy Pop lembrou: "A amizade de David era a luz da minha vida. Eu nunca encontrei uma pessoa tão brilhante. Ele era a melhor que existia." O cantor e produtor americano Pharrell Williams elogiou David Bowie como "um verdadeiro inovador, um verdadeiro criativo".

O astronauta britânico Tim Peake escreveu: "Estou triste de ouvir que David Bowie perdeu sua batalha contra o câncer - sua música foi uma inspiração para muitos." O ator Russell Crowe desabafou: "Eu amei sua música. Eu amei você. Um dos maiores artistas performáticos que já viveram." O comediante Ricky Gervais: "Acabo de perder um herói."

A cantora e atriz Cher também se disse "devastada", comentando que "uma lenda se foi". O roqueiro britânico Billy Idol afirmou que David Bowie "nos inspirou a ir além da norma e a dissipar o vazio da vida na Inglaterra dos anos 70 com uma forma própria de arte".

Herói de Berlim

Através de uma mensagem em inglês, o Ministério do Exterior da Alemanha agradeceu ao cantor, na conta oficial do órgão no Twitter, por ajudar a "derrubar o Muro de Berlim", chamando-o de herói.

O prefeito de Berlim, Michael Müller, sublinhou que "os berlinenses estão de luto pela morte de um gênio musical e um dos seus concidadãos mais famosos", acrescentando que os berlinenses tinham "uma ligação especial com David Bowie", se referindo aos anos em que o músico viveu em Berlim Ocidental, entre 1976 e 1978, onde gravou os álbuns Low, Heroes e Lodger.

Fãs colocaram flores em frente ao edifício onde o músico viveu nos anos 70, na rua Hauptstrasse 155, no bairro berlinense de Schöneberg.

MD/dpa/afp/lusa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos