Irã detém dois navios militares americanos no Golfo Pérsico

Duas pequenas embarcações e dez marinheiros dos Estados Unidos estão sob custódia de autoridades de Teerã. Os barcos supostamente sofreram problemas mecânicos e derivaram para águas iranianas.

Duas pequenas embarcações militares dos Estados Unidos a caminho do Kuwait ao Bahrein foram detidas pelo Irã no Golfo Pérsico. Teerã afirmou que garantirá a pronta liberação tanto da tripulação como dos navios.

Autoridades americanas disseram, nesta terça-feira (12/01), que Washington estava em comunicação com Teerã e trabalhando para recuperar os marinheiros americanos que foram levados sob custódia depois que o Irã deteve as embarcações no Golfo Pérsico.

"Hoje cedo, perdemos o contato com duas pequenas embarcações navais americanas na rota do Kuwait ao Bahrein", disse uma autoridade dos EUA, segundo a agência de notícias AFP. "Nós, consequentemente, estamos em comunicação com as autoridades iranianas, que nos informaram sobre a segurança e o bem-estar de nossa tripulação."

Os navios supostamente sofreram problemas mecânicos e derivaram para águas iranianas. Os dez marinheiros - nove homens e uma mulher - estiveram detidos na Ilha Farsi por um tempo, embora seu paradeiro atual seja desconhecido.

Tanto a Casa Branca como o Pentágono confirmaram que o Irã está em posse das embarcações e dos tripulantes. O Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, iniciou conversações sobre o incidente com seu homólogo iraniano Javad Zarif.

PV/afp/rtr/ap

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos