Os coloridos olhos de David Bowie

Em meio a transformações musicais e na aparência, o "camaleão do rock" tinha uma marca registrada constante: os olhos de cores diferentes. Entenda o porquê do enigmático olhar do ídolo pop.

Um olho castanho; o outro, verde acinzentado. Esse parecia ser o caso de David Bowie. Mas, na verdade, os olhos do ídolo pop, que morreu no último domingo (10/01), não tinham cores diferentes, e ele não havia nascido com heterocromia ocular. A razão para as cores de seus olhos era outra: uma briga, quando ele tinha 14 anos de idade.

O olho esquerdo de Bowie foi gravemente ferido na ocasião, e a pupila permaneceu dilatada desde então. Ou seja, as duas pupilas eram simplesmente desiguais. Isso fez com que o olho esquerdo parecesse ser castanho, e o direito, verde acinzentado - cor original de ambos.

Músculos controlam o tamanho da pupila: um músculo circular por trás da pupila e a contrai, e outro, em forma de leque, a dilata. "Quando esses dois músculos responsáveis pela contração e a dilatação são lesionados, a pupila pode permanecer aumentada", explica Markus Kohlhaas, do hospital St.-Johannes, em Dortmund.

Com frequência, o olho com a pupila grande parece, então, ser mais escuro que o outro. Não há tratamento para a lesão muscular. "Uma opção seria tentar contrair a pupila com um colírio. Mas quando os músculos estão gravemente lesionados, isso costuma não ajudar", diz o especialista. Quando o paciente se sente extremamente incomodado com a luz devido à pupila dilata, então, é possível diminuir a pupila cirurgicamente, costurando-a, explica Kohlhaas.

Heterocromia

Cores de olhos diferentes também podem ser uma característica de nascença. Essa diferença entre as duas íris é chamada de heterocromia. No entanto, a anomalia genética ocorre raramente, afirma Kohlhaas.

Normalmente se trata de um distúrbio de coloração, que não costuma chamar a atenção. A heterocromia mais comum é a setorial, na qual uma parte da íris de um dos olhos tem coloração diferente, fazendo com que haja apenas uma diferença mínima entre as duas íris. Muitas vezes há apenas pequenos pontos de outra cor.

A solução mais simples para corrigir a diferença de coloração entre dois olhos são lentes de contato coloridas. Há uma espécie de "íris tatuada" sobre a lente, diz Kohlhass.

Também já foram feitas cirurgias de correção, em que "uma íris artificial foi colocada no interior do olho, em frente à íris original, para igualar as cores ou criar novas combinações de cores", explica o especialista. No entanto, as operações levaram a complicações, diz.

David Bowie também poderia ter igualado a coloração de seus olhos com lentes de contato. Mas, no final das contas, os olhos de cores diferentes se tornaram marca registrada do chamado "camaleão do rock", assim como suas transformações musicais e de aparência.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos