Paciente morre após teste de medicamento na França

Homem internado há uma semana teve morte cerebral depois de participar de testes clínicos da empresa farmacêutica francesa Biotral. Outros cinco voluntários que ingeriram o remédio seguem internados.

Um paciente que foi internado depois de participar de testes de um novo medicamento na França morreu neste domingo (17/01), informou o Centro Hospitalar Universitário de Rennes, no nordeste do país. O homem que tinha começado a ingerir o remédio no dia 7 de janeiro teve morte cerebral.

Os testes clínicos realizados em busca de um medicamento para tratar problemas motores e de ansiedade relacionados a doenças neurodegenerativas foram conduzidos pela empresa farmacêutica Biotral, com sede em Rennes, para o laboratório português Bial.

Outros cinco pacientes que receberam múltiplas doses da medicação seguem internados com quadro estável de saúde. Pierre-Gilles Edan, chefe do departamento de neurologia do hospital em Rennes, admitiu que três pacientes podem sofrer uma "deficiência irreversível". Um dos voluntários apresentou problemas neurológicos. Apenas um não teve sintomas.

Os seis partipantes do teste, entre 28 e 49 anos de idade, faziam parte do primeiro grupo a tomar o medicamento, afirmou a ministra de Saúde francesa, Marisol Touraine. Ao todo, 108 pessoas participaram do estudo, que foi suspenso no dia 11 de janeiro. Segundo o diretor da Biotral, François Peaucelle, 90 pacientes tomaram o remédio e 18, apenas o placebo. Em comunicado, o hospital informou que entrou em contato com todos os voluntários.

Autoridades francesas investigam as medidas clínicas adotadas pela Biotral. A empresa argumentou que os testes foram conduzidos em "total acordo com os regulamentos internacionais".

KG/dpa/lusa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos