Uefa vai usar tecnologia da linha do gol na Euro 2016

Órgão máximo do futebol europeu aprova também o uso do sistema na próxima edição da Liga dos Campeões e, a partir da temporada 2017/2018, na Liga Europa. Fornecedor ainda não está definido.

A tecnologia da linha do gol será utilizada na Eurocopa 2016, na França, entre 10 de junho e 10 de julho, e na próxima edição da Liga dos Campeões, anunciou a Uefa nesta sexta-feira (22/01), ao término de uma reunião de seu comitê executivo.

Além disso, o órgão máximo do futebol europeu decidiu incluir a uso da tecnologia na Liga Europa - a segunda competição mais importante entre clubes europeus - a partir da temporada 2017/2018. Hoje a Uefa usa árbitros assistentes adicionais, posicionados perto do gol, para auxiliar o juiz a decidir se foi gol ou não.

"Decidimos por unanimidade", disse o secretário-geral da Uefa, Gianni Infantino. "Isto removerá qualquer ambiguidade sobre a questão se a bola entrou ou não. Devemos olhar para o futuro." A confederação, no entanto, ainda não optou por um fornecedor da tecnologia.

A tecnologia da linha do gol estreou em competições de relevância internacional em 2012, no Mundial de Clubes do Japão. Em seguida, foi testada novamente na Copa das Confederações, no Brasil, em 2013. Na Copa do Mundo, no ano seguinte, coube ao árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci validar o primeiro gol em Mundiais com auxílio da tecnologia da linha do gol, no jogo entre França e Honduras.

Atualmente, entre as ligas mais importantes na Europa, a alemã Bundesliga, a a inglesa Premier League, a italiana Serie A e a francesa Ligue 1 recorrem à tecnologia da linha do gol - mas de fabricantes diferentes. Enquanto as competições da Fifa e o futebol francês utilizam o GoalControl, as competições alemãs, britânicas e italianas usam o sistema de câmeras chamado Hawk-Eye (olho do falcão).

PV/dpa/sid/afp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos