Topo

Governo retoma cidade síria antes de negociação de paz

24/01/2016 16h58

Forças governistas reconquistam Rabiya, principal bastião rebelde na província de Latakia. Conversações de paz em Genebra podem ser adiadas por disputa pela composição da equipe de negociadores da oposição.

A televisão estatal síria afirmou neste domingo (24/01) que forças governistas retomaram a cidade de Rabiya, principal bastião rebelde na província costeira de Latakia. A reconquista ocorre antes das negociações de paz previstas para esta semana em Genebra entre Damasco e a oposição síria.

"Forças armadas, em coordenação com a defesa popular (milícia), assumiram o controle da cidade de Rabiya", informou a televisão síria citando uma fonte militar.

A ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos, com sede em Londres, afirmou que o avanço foi apoiado por ataques aéreos russos e reforçados em solo por combatentes do Hisbolá libanês e forças iranianas.

"Nas últimas 48 horas, as forças do governo sírio cercaram a cidade a partir de três lados - sul, oeste e norte - retomando 20 vilas", disse o chefe da ONG para a agência de notícias AFP.

O mais recente avanço ocorre antes das conversações de paz inicialmente previstas para esta segunda-feira, mas que agora podem ser adiadas em parte devido a uma disputa pela composição da equipe de negociadores da oposição.

A oposição também afirma que a Rússia precisa parar de bombardear áreas civis e que Damasco necessita interromper bloqueios antes de iniciar as negociações.

A recaptura da cidade de Rabiya abre caminho para um avanço até a fronteira com a Turquia, afirmou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos. Os turcos apóiam os combatentes que lutam contra o presidente Bashar al-Assad, que é apoiado pela Rússia e Irã.

FC/rtr/afp