Topo

Irã planeja comprar mais de cem aviões da Airbus

24/01/2016 11h52

A compra de 114 aeronaves da empresa europeia Airbus deverá ser oficializada na próxima semana durante visita do presidente iraniano, Hassan Rohani, à França e Itália.

O ministro dos Transportes iraniano, Abbas Akhoundi, afirmou neste domingo (24/01) que seu país planeja adquirir 114 aeronaves da empresa europeia Airbus, num esforço de renovar sua frota de aviões.

Segundo o ministro, o acordo será assinado em Paris entre a companhia aérea Iran Air e a Airbus durante visita do presidente iraniano, Hassan Rohani, à França na próxima semana.

A modernização da frota aérea e da infraestrutura está bem à frente na lista de prioridades, disse o ministro. Ele informou ainda que somente 150 das 250 aeronaves do país estariam operacionais. Akhoundi afirmou que as negociações com vista à compra dos aviões já se arrastavam por dez meses, mas que não podia pagá-las devido às sanções internacionais impostas ao Irã.

O anúncio foi feito durante reunião da indústria da aviação em Teerã. "É um momento realmente emocionante, nunca houve uma situação como esta," afirmou o consultor de aviação Peter Harbison. "Toda uma gama de diferentes serviços de aviação e novos postos de trabalho vão, obviamente, ser criados."

Mais planos de expansão da frota

Após a assinatura, no ano passado, do acordo nuclear que levou à distensão nas relações com o Ocidente, o Irã espera impulsionar o turismo no país. Teerã afirma querer adquirir 400 aeronaves de média e longa distância e cem aviões de curto alcance. Somente nove dos 67 aeroportos do país estão operacionais.

O ministro dos Transportes disse ainda que seu governo planeja negociar com a empresa americana Boeing, mas que nenhum acordo teria sido fechado.

A viagem de Rohani à Itália e França se estenderá de segunda à quarta-feira da próxima semana, numa tentativa de fortalecer os laços econômicos com a Europa. Esta é sua primeira visita ao continente europeu desde a assinatura do acordo nuclear.

CA/afp/rtr