Topo

Peça achada gera especulações sobre avião perdido da Malaysia Airlines

24/01/2016 15h14

Parte que pode ser de destroços do voo MH370 foi encontrada por pescadores na costa sudeste da Tailândia. Desaparecimento do Boeing 777, com 239 pessoas a bordo, é um dos maiores enigmas da história da aviação civil.

Uma peça que pode ser de destroços de um avião da Malaysia Airlines foi encontrada neste sábado (23/01) por pescadores da província de Nakhon Si Thammarat, no sudeste da Tailândia. O pedaço gera especulações de que pode pertencer ao voo MH370, que desapareceu durante o voo de Kuala Lampur para Pequim em março de 2014.

Uma autoridade local descreveu o objeto como um grande pedaço de metal curvado. Moradores da região pediram então ajuda às autoridades para ajudar a identificá-lo, afirmou Tanyapat Patthikongpan, chefe do distrito de Pak Phanang.

"Os habitantes encontraram os destroços, que medem aproximadamente dois metros de largura e três de comprimento", afirmou Patthikongpan, acrescentando que "pescadores disseram que [a peça] poderia estar no fundo do mar por no máximo um ano, julgando pelos crustáceos que estão sob eles".

Caso seja confirmado, seria o primeiro pedaço achado do Boeing 777 - que fazia o voo MH370 - desde que destroços do avião foram encontrados perto da ilha de Reunião. A aeronave sumiu dos radares em 14 de março de 2014 com 239 pessoas a bordo. A peça de dois metros de comprimento era um flaperon. Essa parte da asa do avião foi examinada por especialistas franceses.

O desaparecimento do MH370 é um dos maiores enigmas da história da aviação civil. Investigadores acreditam que alguém pode ter deliberadamente desligado o transponder do MH370 antes de retirá-lo de sua rota original. A maioria dos passageiros era de nacionalidade chinesa.

FC/rtr/afp/dpa