Topo

Rebelo de Sousa é eleito presidente de Portugal

24/01/2016 19h11

Portugueses elegem social-democrata no primeiro turno. Ex-comentarista político vai suceder Aníbal Cavaco Silva, que permaneceu no poder por dez anos.

Os portugueses elegeram neste domingo (24/01) o candidato Marcelo Rebelo de Sousa, do Partido Social-Democrata (PSD), como novo presidente do país pelos próximos cinco anos.

Com mais de 95% da apuração realizada, Sousa recebeu 52% dos votos, enquanto que António Sampaio da Nóvoa (Partido Socialista) obteve 22%. A abstenção atingiu cerca de 51%.

Rebelo de Sousa, de 67 anos, é muito conhecido no país por ter sido por mais de uma década um influente comentarista político na televisão. O novo presidente irá substituir o também conservador Aníbal Cavaco Silva, que ficou uma década no cargo, e que deixará o poder em 9 de março.

No país, o chefe de Estado tem funções representativas, mas dispõe de uma prerrogativa chamada de "boma atômica": a de dissolver o Parlamento. A possibilidade não é banal tendo em vista a fragilidade da atual coalizão de esquerda que está no poder.

Mais de 9,7 milhões de eleitores foram convocados para participar da eleição do novo presidente. Haviam dez candidatos na disputa, o que constituiu um recorde de nomes da cédula eleitoral.

FC/lusa/ots