Rebelo de Sousa é eleito presidente de Portugal
Os portugueses elegeram neste domingo (24/01) o candidato Marcelo Rebelo de Sousa, do Partido Social-Democrata (PSD), como novo presidente do país pelos próximos cinco anos.
Com mais de 95% da apuração realizada, Sousa recebeu 52% dos votos, enquanto que António Sampaio da Nóvoa (Partido Socialista) obteve 22%. A abstenção atingiu cerca de 51%.
Rebelo de Sousa, de 67 anos, é muito conhecido no país por ter sido por mais de uma década um influente comentarista político na televisão. O novo presidente irá substituir o também conservador Aníbal Cavaco Silva, que ficou uma década no cargo, e que deixará o poder em 9 de março.
No país, o chefe de Estado tem funções representativas, mas dispõe de uma prerrogativa chamada de "boma atômica": a de dissolver o Parlamento. A possibilidade não é banal tendo em vista a fragilidade da atual coalizão de esquerda que está no poder.
Mais de 9,7 milhões de eleitores foram convocados para participar da eleição do novo presidente. Haviam dez candidatos na disputa, o que constituiu um recorde de nomes da cédula eleitoral.
FC/lusa/ots
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.