Topo

Sondagens indicam vitória de Sousa em Portugal

24/01/2016 19h11

De acordo com pesquisas de boca de urna, Marcelo Rebelo de Sousa deverá ter entre 49% e 55% dos votos, porém, pleito pode ir para o segundo turno. António Nóvoa ocupa a segunda posição e deve obter entre 22% e 25%.

As primeiras sondagens de boca de urna divulgadas neste domingo (24/01), após o fim da votação para presidente em Portugal, apontam a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa. De acordo com os números, o pleito pode ir para o segundo turno.

Segundo projeção da emissora pública de televisão RTP, Sousa deverá obter entre 49% e 54% dos votos e, portanto, não está garantida a sua eleição no primeiro turno. António Sampaio da Nóvoa ocupa a segunda posição, devendo obter entre 22% e 25%.

Já as pesquisas de boca de urna dos canais TV Independente e SIC dão a Sousa, respectivamente, 51%-56% e 50%-55% dos votos. Caso o primeiro colocado não obtenha mais de 50% dos votos, o segundo turno será realizado em 14 de fevereiro.

Mais de 9,7 milhões de eleitores foram convocados para participar da eleição do novo presidente da República, que irá substituir Cavaco Silva. Foram dez candidatos na disputa, o que constituiu um recorde de nomes da cédula eleitoral.

FC/lusa/ots