Topo

Fifa confirma cinco candidatos à presidência da entidade

26/01/2016 14h41

Xeique barenita Salman bin Ebrahim al-Khalifa e secretário-geral da Uefa, Gianni Infantino, são considerados favoritos, mas analistas afirmam que resultado da eleição pode surpreender.

O Comitê Eleitoral da Fifa confirmou nesta terça-feira (26/01) os cinco nomes que irão concorrer à presidência do órgão máximo do futebol mundial, para substituir Joseph Blatter.

A associação comunicou formalmente as candidaturas aos seus 209 membros, confirmando os nomes do príncipe jordaniano Ali Bin al-Hussein; do xeique barenita Salman bin Ebrahim al-Khalifa, presidente da Confederação Asiática de Futebol; do suíço-italiano Gianni Infantino, secretário-geral da Uefa; do empresário sul-africano Tokyo Sexwale; e do francês Jérome Champagne, ex-dirigente da Fifa.

"O Comitê Eleitoral inscreveu e declarou formalmente os candidatos aptos para a eleição ao cargo de presidente da Fifa durante o congresso extraordinário da entidade", afirmou o órgão em carta. A votação ocorrerá no dia 26 de fevereiro, em Zurique.

A Fifa se encontra sob forte pressão desde que autoridades suíças e americanas iniciaram investigações sobre os escândalos de corrupção que envolvem diversos escalões da entidade, chegando até o ex-presidente Blatter, banido do futebol pelo Comitê de Ética da Fifa.

Salman e Infantino são considerados os favoritos. Todos os cinco candidatos estão à caça de votos, enquanto analistas afirmam que o resultado pode surpreender.

Conmebol tem novo presidente

Também nesta terça-feira, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) confirmou o paraguaio Alejandro Domínguez como o novo presidente da entidade, também abalada pelos escândalos de corrupção que atingem o futebol mundial.

Os três antecessores de Domínguez também tiveram seus nomes citados nas investigações sobre a Fifa, as quais destronaram a maioria dos presidentes das associações nacionais no continente.

RC/dpa/rtr/afp