Topo

Trump se recusa a ir a último debate antes de primárias

27/01/2016 09h56

Após desavenças com a emissora Fox News e com a âncora Megyn Kelly, pré-candidato republicano afirma que não vai comparecer ao último debate antes da votação em Iowa. "Veremos como serão os índices de audiência", disse.

O pré-candidato Donald Trump, até aqui favorito nas primárias do Partido Republicano para concorrer às eleições presidenciais nos Estados Unidos, anunciou nesta terça-feira (26/01) que não vai participar do próximo debate com os demais concorrentes, realizado pela rede de televisão Fox News.

Em agosto, Trump entrou em desavenças com uma das mediadoras do primeiro debate das primárias republicanas, a âncora da Fox News Megyn Kelly, após insinuar que ela deveria estar menstruada pela postura agressiva contra ele.

Kelly, que deverá ser uma das mediadoras do debate marcado para esta quinta-feira, é acusada por Trump de tratá-lo injustamente durante o evento e em declarações feitas posteriormente. Nesta semana, o pré-candidato chegou a dizer que Kelly é uma "repórter de terceira categoria".

A Fox News ironizou as declarações de Trump, afirmando em comunicado que "fontes secretas" teriam dito que "o aiatolá e Putin planejam tratar Trump injustamente ao encontrá-lo, caso ele se eleja presidente". A emissora afirmou que Kelly foin "brutalmente" atacada pelo pré-candidato, que chegou a exigir sua exclusão da mediação do debate.

"Deixem que eles façam o debate. Veremos como serão os índices de audiência", rebateu Trump. Sua assessoria afirmou que o bilionário "sabe reconhecer quando um negócio é ruim".

"Ao contrário das pessoas altamente ignorantes e incompetentes que levam o país ao abismo, o Sr. Trump sabe quando é melhor se manter afastado [...] a Fox News acha que pode fazer brincadeiras com ele, mas o Sr. Trump não brinca em serviço", disse o comunicado da assessoria de campanha.

A emissora reiterou que a participação de Trump no debate ainda é possível, e que ele será tratado com justiça, "da mesma forma como foi tratado em suas 132 aparições na Fox News e na Fox Business, mas ele não poderá escolher os moderadores ou as perguntas".

Este será o último debate antes das eleições primárias no estado de Iowa, marcado para o dia 1º de fevereiro. O chamado caucus (ou "convenção partidária") é considerado uma etapa fundamental na corrida pela indicação à candidatura presidencial.

Em vez de debater com seus concorrentes, Trump deverá participar de um evento em Iowa para arrecadar fundos para os veteranos de guerra, segundo informações de sua assessoria.

RC/afp/dpa