Barbie ganha versões mais reais de corpo

Alvo de críticas devido a medidas corporais ilusórias, boneca terá três novos formatos: alta, pequena e com curvas. Mudança leva Barbie com barriga saliente para a capa da revista "Time".

Prestes a completar 57 anos, a boneca mais famosa do mundo, a Barbie, ganhou três novos formatos de corpo, anunciou nesta quinta-feira (28/01) a fabricante de brinquedos Mattel. As novas versões pretendem romper com o conceito de beleza estereotipado e aproximar-se de medidas reais de corpos femininos.

Além da versão tradicional, de cabelos loiros, olhos azuis, peitos grandes e cintura finíssima, a Barbie terá três novos tipos de corpo: alta, pequena e com curvas. Além das novas medidas, a boneca será comercializada em sete tons de pele, 22 cores de olhos e 24 tipos de penteado.

"Acreditamos que temos uma responsabilidade com as meninas e com os pais para refletir sobre uma visão mais ampla da beleza", afirmou a vice-presidente e diretora geral global da marca Barbie, Evelyn Mazzocco.

"As novas bonecas representam uma linha mais reflexiva sobre como as meninas veem o mundo ao seu redor. A variedade de formatos de corpo, tons de pele e estilo permite que as meninas encontrem uma boneca que se comunique com elas", acrescentou Mazzocco.

Há anos, a Barbie vem sendo alvo de críticas devido ao formato de seu corpo, com medidas irreais que passam uma imagem ilusória para as meninas. Em 2006, um estudo britânico mostrou que meninas entre cinco e oito anos que brincavam com a Barbie tinham a tendência de ter uma visão mais desfavorável com seus próprios corpos e desejam ser mais magras. Isso não ocorria com meninas que não eram expostas à boneca.

A nova Barbie com barriga saliente e curvas ganhou a capa da edição da revista Time desta quinta-feira, ao lado da manchete "Agora podemos falar sobre meu corpo?".

A primeira Barbie foi lançada em 1959. E, no decorrer dos anos, a boneca acabou conquistando o mundo e se tornando um ícone da cultura pop. O lançamento das novas versões poderá impulsionar as vendas do brinquedo, que estão em queda nos últimos dois anos.

CN/rtr/afp/ap/lusa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos