Alphabet supera Apple em valor de mercado

Controladora da gigante Google vê suas ações dispararem após resultado trimestral superar as expectativas do mercado e tira o trono da concorrente como companhia mais valiosa do mundo.

Após divulgar resultados melhores que o esperado para o último trimestre, a gigante da tecnologia Alphabet, que controla a Google, superou ao fim do pregão desta segunda-feira (01/02) em Wall Street a Apple como empresa mais valiosa do mundo

Após o fechamento dos mercados em Nova York, as ações combinadas da Alphabet valiam 568 bilhões de dólares, contra 535 bilhões de dólares de valor de mercado da Apple. Os papéis da empresa controladora da Google subiram mais de 6%, para a casa dos 820 dólares.

Em relatório antes do fechamento do pregão, a empresa informou ter tido aumento de 5% no lucro líquido do último trimestre de 2015, chegando a 4,92 bilhões de dólares. No mesmo período, sua receita ficou em 21,33 bilhões de dólares, um salto de 17,8% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.

Os números foram impulsionados por uma forte venda de publicidade online, especialmente em aparelhos móveis. O mecanismo de busca da Google tem papel fundamental nas compras pela internet, alimentando as pesquisas e trazendo anúncios de produtos relacionados.

"Nessa época de férias e festas de fim de ano, nós descobrimos que os momentos de compra substituíram as maratonas de compras", disse Sundar Pichai, CEO da Google, ao comemorar os resultados favoráveis da controladora da empresa.

A receita de publicidade da Google aumentou quase 17%, chegando a 19,08 bilhões de dólares, enquanto o número de anúncios, ou cliques pagos, subiu 31% - anunciantes pagam à empresa apenas se os internautas clicam em seus anúncios.

Segundo Ruth Porat, chefe do setor financeiro da Alphabet, outro grande responsável pelo aumento da receita são os anúncios no Youtube - também pertencente à companhia -, onde internautas assistem a "centenas de milhões" de horas de vídeos todos os dias.

Tanto a Google como a Apple têm trabalhado para desenvolver a tecnologia móvel. A competição ficou ainda maior desde que a Samsung adotou o sistema operacional Android, da Google, dividindo a preferência dos consumidores com o iOS, da Apple. A companhia criada por Steve Jobs vem sofrendo ainda com a desaceleração das vendas de iPhone.

Para que a Alphabet continue sendo a empresa mais valiosa do mundo, as ações da empresa devem permanecer altas durante o pregão regular em Wall Street nesta terça-feira.

EK/afp/ap/dpa/rtr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos