The Bobs procura os heróis da internet

DW dá a largada para o concurso de ativismo online The Bobs 2016. As inscrições estão abertas para projetos que defendem a liberdade de expressão e a sociedade civil na web.

Pela 12ª vez, a Deutsche Welle dá início à sua competição internacional de ativismo online The Bobs. A partir desta quinta-feira (04/02), as inscrições de sites, blogs e projetos online em 14 línguas estão abertas até 3 de março.

"A liberdade de expressão na internet está num grande dilema", escreveu Claire Ulrich, ex-membro do júri do Bobs, numa postagem recente para o site do concurso em inglês. Por um lado, após os atentados em Paris, a participação dos jovens na web é mais necessária do que nunca. Pelo outro, devido ao aumento do monitoramento e represálias, o ativismo online está ligado, em muitas partes do mundo, a ameaças à integridade física e moral.

Neste contexto, a Deutsche Welle busca iniciativas e projetos extraordinários, que lutam pelo fortalecimento da liberdade de expressão e da sociedade civil na internet. De 4 fevereiro a 3 março, os usuários de todo o mundo podem inscrever no thebobs.com websites e iniciativas online em 18 categorias e em 14 línguas.

Júri independente e internacional

A variedade linguística torna o The Bobs único no mundo. Essa diversidade reflete-se também na composição do júri internacional. Para cada idioma, há ali um especialista. Ele avalia de forma independente as propostas e escolhe os nomeados da respectiva língua.

Maurício Santoro é o jurado para a língua portuguesa. Ele é formado em Jornalismo, com doutorado em Ciência Política. É professor no Departamento de Relações Internacionais da UERJ e colaborador da Anistia Internacional.

Santoro escreveu o livro Ditaduras Contemporâneas e tem diversos textos publicados em livros acadêmicos no Brasil, Chile, Holanda e Reino Unido. Além de forte presença no Twitter, ele possui uma coluna online no Brasil Post, onde aborda temas do Brasil e do exterior.

Novas categorias e o Prêmio Freedom of Speech (Liberdade de Expressão)

A primeira fase da competição começa agora com as sugestões dos usuários para as categorias Mudança Social, Tech pro Bem, Arte e Cultura, Jornalismo Cidadão e um prêmio do usuário para cada idioma do Bobs. A partir da diversidade de inscrições - no ano passado foram mais de 4.800 - o júri irá selecionar os candidatos nomeados. A lista será publicada pela Deutsche Welle em 31 de março.

Em votação online entre 31 de março e 2 de maio, os internautas poderão escolher os vencedores do Prêmio do Público do Bobs. No passado, até 120.000 usuários participaram anualmente dessa escolha.

No dia 2 de maio - véspera do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa - o júri irá anunciar os ganhadores. Além disso, pela segunda vez, os diretores da DW concedem o Prêmio Freedom of Speech (Liberdade de Expressão). Em 2015, essa honraria foi para o blogueiro saudita preso Raif Badawi.

Os prêmios do Bobs 2016 serão entregues durante o Deutsche Welle Global Media Forumno dia 14 de junho em Bonn.

CA/dw

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos