Terremoto em Taiwan provoca colapso de quatro edifícios

Abalo sísmico de magnitude 6,4 atinge região sul do Estado insular asiático. Ao menos duas pessoas morrem. Taiwan está localizada próxima de duas placas tectônicas e é atingida com regularidade por tremores.

Um terremoto de magnitude 6,4 atingiu o Taiwan na madrugada deste sábado (06/02). Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do terremoto ocorreu a uma profundidade de dez quilômetros e foi registrado a 39 quilômetros a nordeste de Kaohsiung, a segunda maior cidade da ilha que tem um porto importante.

O prefeito da cidade de Tainan comunicou que ao menos duas pessoas morreram num desabamento de um prédio de 17 andares. Os bombeiros resgataram 123 pessoas deste prédio. Imagens de televisão e nas redes sociais mostram um edifício de sete andares inclinado.

Autoridades comunicaram que operações de resgate seguem em andamento em dois edifícios, mas até ao momento não foram reportadas mais mortes. Na cidade inteira, que possui aproximadamente 2 milhões de habitantes, quatro edifícios desabaram.

"Quatro edifícios desabaram na área da cidade de Tainan. Estão em curso operações de busca e salvamento e não há notícias de vítimas", disse o porta-voz da Agência Nacional de Bombeiros, Lin Kuan-cheng, à agência de notícias AFP.

A magnitude do terremoto foi inicialmente calculada em 6,7 graus na escala Richter, mas as autoridades corrigiram para 6,4. Taiwan está localizada próxima de duas placas tectônicas e é atingida com regularidade por abalos sísmicos.

Em junho de 2013, um abalo com magnitude 6,3 atingiu o centro da ilha e provocou quatro mortes e deslizes de terra generalizados. Em setembro de 1999, um abalo de magnitude 7,6 resultou em cerca de 2.400 mortos.

PV/lusa/afp/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos