Parlamento elege presidente interino no Haiti

Jocelerme Privert é nomeado sucessor temporário de Michel Martelly, que renunciou há uma semana. No entanto, a crise política no país caribenho ainda não foi superada.

Após dez horas de debates, o Parlamento em Porto Príncipe escolheu na manhã deste domingo (14/02) o atual presidente do Senado, Jocelerme Privert, como chefe de Estado interino do Haiti. Ele deverá governar o país caribenho até que um novo presidente seja eleito.

Há uma semana, o presidente Michel Martelly renunciou sem deixar sucessor. Devido a acusações de fraude, o segundo turno das eleições presidenciais foi adiado por tempo indeterminado. Ainda está em aberto como as partes conflitantes - entre governo e oposição - pretendem chegar a um acordo.

Pouco antes de deixar o cargo, Martelly havia acertado com os presidentes das duas câmaras do Parlamento que ao menos um chefe de Estado interino deveria ser escolhido. Ele deverá permanecer no cargo por, no máximo, 120 dias. A princípio, também deverá ser formado um governo de transição.

Jocelerme Privert era considerado favorito, apesar de concorrer contra dois adversários. Depois de a primeira rodada de votação não ter levado a nenhuma decisão, o debate parlamentar se arrastou por toda a noite. Somente após a segunda votação, ficou claro que Privert, de 62 anos, havia prevalecido sobre o ex-presidente do Senado Edgard Leblanc.

Quanto à eleição presidencial propriamente dita, seu primeiro turno já aconteceu em 25 de outubro último. O candidato governista, Jovenel Moïse, saiu à frente com 32,7% dos votos. O oposicionista Jude Célestin, que obteve 25,3% no primeiro turno eleitoral, acusou o governo de fraude e falou de uma "farsa ridícula".

O segundo turno, que estava planejado inicialmente para 27 de dezembro, foi então adiado para 24 de janeiro. Devido à ausência de acordo entre governo e oposição, a votação foi postergada novamente.

CA/afp/ape

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos