Estados Unidos anunciam visita histórica de Obama a Cuba

Washington confirma primeira viagem oficial de um presidente americano a Havana em quase 90 anos, a ser realizada nas próximas semanas. Objetivo é selar fim das hostilidades entre os dois países.

Autoridades americanas afirmaram nesta quarta-feira (18/02) que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará nas próximas semanas uma visita histórica a Cuba, com o intuito de selar o fim das hostilidades entre as duas nações.

Obama vê o fim de cinco décadas de medidas isolacionistas impostas pelos EUA à Cuba como um dos grandes êxitos de sua política externa. Os dois países reataram as relações diplomáticas em julho passado, após uma aproximação entre Obama e o presidente cubano, Raúl Castro, iniciada em dezembro do ano anterior.

Apesar da reaproximação, o embargo comercial imposto pelos EUA durante a Guerra Fria ainda pesa sobre a ilha, com poucas perspectivas de que seja removido pelo Congresso americano, dominado pelo Partido Republicano.

O governo dos EUA, porém, realizou mudanças regulatórias para permitir o comércio e viagens entre os dois países. Na última terça-feira, os dois países assinaram um acordo autorizando voos comerciais diários para Cuba por parte de empresas aéreas americanas. Atualmente, 1,8 milhão de cidadãos de Cuba, que tem 11 milhões de habitantes, vive nos EUA.

O último presidente americano a visitar Havana foi Calvin Coolidge, em 1928. Quando ocupou o cargo, Harry Truman visitou a Baía de Guantánamo, controlada pelos EUA, em 1948.

RC/afp/ap

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos