Papa diz que Trump não é cristão se quer construir muro

Francisco questiona fé do pré-candidato republicano, afirmando que uma pessoa que "só pensa em construir muros" não é cristã. Trump reage e diz que declaração é infame.

O papa Francisco afirmou nesta quinta-feira (18/02) que o pré-candidato republicano Donald Trump não pode alegar ser cristão se defende a construção de um muro contra imigrantes.

"Qualquer um, não importa quem, que só quer construir muros e não pontes não é um cristão", afirmou Francisco durante sua viagem de volta do México, depois de ser questionado sobre as posições anti-imigração de Trump.

"Vote, não vote, eu não me meto. Mas eu simplesmente digo que, se ele fala essas coisas, não pode ser um cristão", declarou aos jornalistas que o acompanham na viagem.

Em resposta, Trump considerou infame que um líder religioso questione a fé de uma pessoa. O republicano também disse que o papa vai desejar que ele seja o presidente dos Estados Unidos caso aconteça um ataque do grupo terrorista "Estado Islâmico" ao Vaticano.

"Se e quando o Vaticano for atacado pelo EI, o que todo mundo sabe que é o troféu máximo para o EI, eu posso garantir a vocês que o papa vai desejar e orar para que Donald Trump seja o presidente", declarou republicano durante um discurso na Carolina do Sul.

Trump prometeu construir um muro ao longo da fronteira dos Estados Unidos com o México e expulsar 11 milhões de imigrantes ilegais caso seja eleito presidente. Os comentários do papa foram feitos pouco depois de ele ter orado, na fronteira do México com os EUA, por migrantes que perderam a vida na travessia.

Na semana passada, o pré-candidato republicano, que é presbiteriano, criticou os planos de Francisco de orar na fronteira, afirmando que o papa estava mal informado e sendo instrumentalizado pelo governo mexicano. "Eu acho que ele não entende o perigo da fronteira aberta que nós temos com o México", afirmou.

AS/ap/afp/rtr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos