Fiji enfrenta maior ciclone já registrado no Hemisfério Sul

Tempestade atinge a categoria 5 com ventos de 220 quilômetros por hora. Governo do país insular impõe toque de recolher e decreta estado de desastre natural.

As ilhas Fiji foram atingidas neste sábado (20/02) pelo ciclone mais forte já registrado no Hemisfério Sul. O governo impôs toque de recolher e decretou estado de desastre natural. Já há relatos da retirada em massa da população de algumas áreas do país e de destruição.

"O ciclone Winston já causou grandes danos na ilha de Vanua Balavu, aonde chegou com força para arrancar o topo dos resistentes coqueiros. Nossa maior preocupação agora é o povo que vive em casas precárias perto da capital, Suva", disse Anna Cowley, da ONG Care Australia, em comunicado

O Centro Conjunto de Alerta de Tufões (JTWC, na sigla em inglês) elevou a tempestade Winston ao nível mais alto, atingindo a categoria 5.

O primeiro-ministro Voreqe Bainimarama afirmou que Fiji enfrenta "uma provação das mais graves", e pediu que a população se mantenha em alerta. "Temos que permanecer juntos e olhar uns pelos outros", afirmou.

O ciclone Winston, com ventos de 220 quilômetros por hora e rajadas de até 315 km/h, é o primeiro de categoria 5 a atingir a região, segundo o jornal Fiji Times. O diretor nacional de Gestão de Desastres informou que foram ativados 758 centros para abrigar desabrigados na região, com cerca de 900 mil habitantes.

Lisa Murray, do serviço meteorológico da Nova Zelândia, afirmou que Winston é o "mais forte ciclone tropical e o primeiro de categoria 5 já registrado a atingir Fiji". A tempestade vem afetando o sul do Pacífico há uma semana, tendo contornado as ilhas de Vanuatu e Tonga, antes de se dirigir a Fiji.

As companhias aéreas Fiji Airways, Virgin Australia e Jetstar cancelaram todos os voos para Fiji, destino de férias popular entre australianos e neozelandeses.

RC/ap/afp/dpa/abr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos