Poderoso terremoto causa pânico na Indonésia

Abalo sísmico de magnitude 7,8 é registrado no mar, a cerca de 660 quilômetros da ilha de Sumatra. Não há relatos de feridos ou danos. Autoridades locais chegam a emitir alerta de tsunami.

A Indonésia emitiu nesta quarta-feira (02/03) um alerta de tsunami para Sumatra Ocidental, Sumatra Setentrional e a província de Aceh após um forte terremoto de magnitude 7,8. O poderoso abalo sísmico foi registrado a cerca de 660 quilômetros da costa sudoeste da ilha de Sumatra e poderia desencadear um tsunami, de acordo com autoridades. Não houve relatos imediatos de feridos ou danos e o alerta foi cancelado posteriormente.

O chefe da Agência de Meteorologia e Geofísica da Indonésia, Andi Eka Sakya, garantiu que há apenas uma pequena possibilidade de tsunami. "Acredito que o potencial para a formação de um tsunami é muito pequeno", disse, explicando em entrevista a uma emissora local que o terremoto não ocorreu ao longo de uma zona de convergência de placas tectônicas.

O Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês) comunicou que o terremoto teve uma magnitude preliminar de 7,8 na escala Richter e que seu epicentro está localizado sob o oceano a uma profundidade de 24 quilômetros. Sismos superficiais são mais propensos a causar danos, mas o USGS afirmou que o tremor foi localizado longe da terra, cerca de 660 quilômetros da cidade de Muara Siberut.

"Entramos em contato com autoridades em Mentawai e eles disseram que não havia danos ou vítimas", disse o chefe da agência de gestão de desastres de Sumatra Ocidental à agência de notícias DPA. "Mas eles permanecem em alerta."

Marjina, uma residente de Sikakap, nas ilhas Mentawai (cerca de 690 quilômetros do epicentro), disse que o terremoto foi sentido apenas fracamente, mas que o alerta de tsunami causou pânico entre os moradores, que correram para terrenos mais elevados.

O serviço meteorológico da Austrália emitiu um alerta marinho para as distantes ilhas Cocos e Christmas. O comunicado não aconselhou evacuações, mas alertou para possíveis correntes marítimas fortes e perigosas e sugeriu que as pessoas protejam barcos e evitem áreas à beira-mar. O Centro Conjunto Australiano para Alerta de Tsunami chegou a emitir um alerta de tsunami para a Austrália Ocidental, mas cancelou-o em seguida.

A Indonésia, maior arquipélago do mundo, é um país propenso a abalos sísmicos devido à sua localização no chamado "Anel de Fogo" do Oceano Pacífico - um arco de vulcões e falhas geológicas que circundam a Bacia do Pacífico.

Um terremoto de magnitude 9,1 iniciado na Indonésia em 2004 provocou um tsunami que matou aproximadamente 230 mil pessoas em mais de dez países. A maioria das mortes foi na província de Aceh.

PV/lusa/dpa/rtr/afp/ap

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos