Mais cinco estados votam em prévias das eleições americanas

Nas primárias em Kansas, Louisiana, Kentucky, Maine e Nebraska, Donald Trump tenta superar forte onda de ataques realizados por partidários, enquanto Bernie Sanders tenta reduzir a distância em relação a Hillary Clinton.

Cinco estados americanos votam em prévias neste sábado (05/03) para eleger os candidatos presidenciais dos partidos Republicano e Democrata, no momento em que Donald Trump tenta superar uma forte onda de ataques realizados por republicanos, e o democrata Bernie Sanders tenta reduzir a distância em relação a Hillary Clinton.

Serão realizadas quatro prévias republicanas (Kansas, Louisiana, Kentucky e Maine) e três democratas (Louisiana, Kansas e Nebraska).

Trump, que abriu uma significativa liderança na contagem de delegados para conquistar a nomeação do partido Republicano, tenta alcançar mais vitórias na disputa nos quatro estados onde serão realizadas as convenções partidárias.

As pesquisas de intenção de votos têm sido escassas em Kansas, Louisiana, Kentucky e Maine, que juntos representam apenas 155 delegados, e as urnas estão abertas apenas para republicanos filiados.

A exclusão de eleitores independentes - que ajudaram na ascensão de Trump - dá um ar de incerteza nessa mais recente rodada de primárias estaduais para escolher os representantes dos partidos que disputarão a eleição presidencial em 08 de novembro para suceder Barack Obama.

Desde que venceu sete de 11 estados na chamada Superterça, Trump tem sofrido constantes críticas de lideranças republicanas, os quais se preocupam que o pré-candidato possa levar o partido a uma grande derrota nas eleições de novembro.

As forças anti-Trump têm cerca de duas semanas para tentar parar o avanço do empresário, que já acumulou 319 dos 1.237 delegados necessários para conquistar a nomeação na convenção nacional republicana em julho. O rival Ted Cruz, senador do Texas, obteve até o momento 226 delegados.

Em relação aos democratas, 134 delegados estão em disputa. Hillary Clinton espera continuar com sua série de vitórias da Superterça, enquanto Bernie Sanders deseja reduzir a distância. Clinton é favorita em Louisiana e Kansas. Não foram divulgados dados em relação ao estado de Nebraska.

FC/rtr/ap/afp/efe

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos