Exame antidoping de Maria Sharapova dá positivo

Tenista russa afirma que fazia uso de meldonium há dez anos por recomendação médica. Substância foi banida pela Wada apenas em janeiro deste ano. ITF suspende provisoriamente atleta.

A tenista russa Maria Sharapova anunciou nesta segunda-feira (07/03) que foi flagrada em um exame antidoping durante o Aberto da Austrália, em janeiro. A atleta afirmou que tomava a substância há dez anos devido a recomendações médicas.

A Federação Internacional de Tênis (ITF) disse que Sharapova, de 28 anos, será provisoriamente suspensa a partir do dia 12 de março até a avaliação do caso pela Agência Mundial Antidoping (Wada).

O teste antidoping da tenista deu positivo para a substância meldonium, que costuma ser usada no tratamento de diabetes e de deficiência de magnésio. O meldonium entrou em janeiro deste ano na lista de substâncias proibidas pela Wada.

"Cometi um grande erro e decepcionei meus fãs e o esporte. Assumo totalmente a responsabilidade. Sei que haverá consequências e não quero terminar minha carreira desta maneira. Espero realmente de ter outra chance de jogar", afirmou Sharapova.

A tenista disse ainda que seu médico receitou o medicamento Mildronate, que contém meldonium, há dez anos, depois de ter ficado doente e exames mostrarem uma deficiência de magnésio, além do histórico familiar de diabetes.

"É importante ressaltar que tomo esse remédio há dez anos e ele não era proibido pela Wada", disse a tenista, acrescentando que a substância entrou na lista da agência apenas em janeiro. Pesquisas revelaram que meldonium pode aumentar a performance e a resistência de atletas, por isso, foi proibido.

Em 2004, Sharapova, com 17 anos, se tornou a primeira russa a ganhar o torneio de Wimbledon. Ela é a atleta mais bem paga do mundo. Atualmente, Sharapova ocupa a sétima posição no ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA).

CN/rtr/afp/ap

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos