Alemanha fecha embaixada em Ancara

Além da representação diplomática na capital turca, também foram fechados consulado e escola alemã em Istambul. Berlim afirma que medida precaução foi motivada por advertência não confirmada.

A Alemanha fechou nesta quinta-feira (17/03) sua embaixada em Ancara, além de seu consulado geral e da escola alemã em Istambul, por temor de atentados terroristas.

O Ministério do Exterior do país aconselhou, através de seu site, que seus cidadãos tenham uma maior precaução em Istambul, Ancara e outras grandes cidades da Turquia, evitando multidões, mesmo em lugares públicos e atrações turísticas. Também deveria ser evitada a permanência nas imediações de prédios governamentais e instalações militares.

No último domingo, um ataque suicida matou 37 pessoas e feriu mais de 120 na capital turca. Nesta quinta-feira, o grupo radical curdo Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK), ligado ao proibido Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), reivindicou o atentado, através de sua página na internet. O ataque teria sido uma resposta às operações das forças de segurança turcas no sudeste da Turquia, de população predominantemente curda.

O motivo para o fechamento dos prédios seria uma advertência que, entretanto, não podia ser confirmada, informou o Ministério do Exterior alemão, assegurando ser esta uma medida de precaução e que a situação não mudou em relação aos últimos dias.

Existe preocupação de que grupos radicais curdos realizem atos violentos por ocasião das festividades do Ano Novo curdo, na próxima segunda-feira. A embaixada alemã já havia alertado seus cidadãos na terça-feira sobre o risco de novos ataques na capital turca.

Por causa do alerta de terrorismo, também foram fechados o consulado geral da Alemanha e a escola alemã em Istambul. As autoridades alemãs aconselham seus cidadãos a evitar a área dos edifícios, nas proximidades da Praça Taksim, no centro da cidade.

Em janeiro, um atentado suicida em Istambul matou dez turistas alemães. O atentado foi atribuído à milícia terrorista "Estado Islâmico" (EI).

MD/dpa/lusa/afp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos