Dois cometas passam perto da Terra

Os dois corpos celestes passarão próximos ao planeta com apenas um dia de diferença entre eles. Nasa diz que um pode ser um fragmento do outro devido à órbita semelhante.

Dois cometas passarão perto da Terra no início desta semana, proporcionando um raro espetáculo. Segundo a agência aeroespacial americana, a Nasa, é possível que sejam dois cometas "gêmeos", que eram parte de um cometa maior.

O cometa conhecido como 252P/LINEAR, de cerca de 230 metros de diâmetro, passará perto do planeta nesta segunda-feira, a uma distância de 5,2 milhões de quilômetros.

Na terça-feira será a vez do P/2016 BA14, descoberto em janeiro, que fará trajetória semelhante ao anterior, mas que passará a 3,5 milhões de quilômetros da Terra.

O P/2016 BA14 será o terceiro cometa a chegar mais perto do planeta de que se tem notícia. Os outros dois passaram perto da Terra em 1770 e em 1983.

"O cometa P/2016 BA14 possivelmente é um fragmento de 252P/LINEAR. Os dois podem ter uma ligação porque suas órbitas são notavelmente parecidas", afirmou o cientista Paul Chodash, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, nos Estados Unidos.

As trajetórias relativamente próximas à Terra não representam qualquer perigo, assegurou Chodash. Apesar de passarem perto, eles poderão ser vistos apenas com telescópios de alta performance por serem muito pequenos.

RC/dpa/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos