Google cancela brincadeira de 1º de abril após críticas

Botão enviava GIF e impedia recebimento de respostas da mensagem. Usuários do Gmail não gostaram da ação criada para o Dia da Mentira e, depois de muitas reclamações, empresa retirou ferramenta do sistema.

Depois de várias críticas, o Google suspendeu nesta sexta-feira (01/04) a brincadeira do Dia da Mentira e pediu desculpas aos usuários do Gmail, alegando que um erro no software causou o problema.

No 1º de abril, o Google revelou um recurso chamado de "Mic Drop" (derrubar microfone), que encerrava e-mails com uma imagem de um personagem minion, do filme Meu malvado favorito, e impedia os destinatários de responderem.

A brincadeira não foi bem recebida por usuários, que criticaram o Google. Entre as reclamações, muitos disseram ter apertado acidentalmente o botão em e-mails importantes de trabalho.

"Isso é horrível. Acabei de mandar um e-mail para um cliente com esse ícone estúpido. Eu não posso arcar com essas brincadeiras estúpidas", disse o usuário David Kitner no fórum de ajuda do Gmail.

Outro usuário afirmou que a piada causou a sua demissão. "Havia correções a serem feitas e nunca recebi as respostas. Minha chefe achou a animação ofensiva e considerou que eu não respondi seus e-mails porque achei que seus comentários eram insignificantes", afirmou o escritor Allan Pashby.

Depois da enxurrada de críticas, o Google retirou o botão e pediu desculpas pelos transtornos. "Parece que nós fizemos uma pegadinha com nós mesmo neste ano. O recurso causou mais dor de cabeça do que risadas. Nós pedimos desculpas. O recurso foi desativado", informou a empresa, que alegou que um bug causou o problema.

O botão para o envio do e-mail com o GIF foi colocado no local do botão "enviar+arquivar" e pegou de surpresa muitos usuários que não perceberam a troca. Antes da confusão, a empresa disse que a brincadeira possibilitaria aos usuários terem a "última palavra" em qualquer mensagem.

"Todos receberam sua mensagem, mas você será o último a ouvir sobre isso. Sim, se tentarem te responder você não verá", divulgou o Google.

CN/rtr/afp/ap

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos