Austrália analisa se destroço achado nas Ilhas Maurício é do MH370

Peça foi encontrada há quatro dias numa praia da ilha Rodrigues. Peritos australianos e malaios verificam se ela faz parte do avião da Malaysia Airlines desaparecido há mais de dois anos.

O governo da Austrália afirmou neste domingo (03/04) que trabalha com a Malásia para verificar se um novo fragmento encontrado nas Ilhas Maurício, no Oceano Índico, é do Boeing 777 da empresa aérea Malaysia Airlines que desapareceu há dois anos.

Segundo a imprensa local, a peça foi encontrada há quatro dias por um casal de turistas francês, numa praia da ilha Rodrigues, a cerca de 560 quilômetros da ilha principal de Maurício. Pessoas que viram o destroço disseram que pode ser uma parte interna do avião.

"O fragmento é um item de interesse. Contudo, até que seja analisado por peritos, não é possível determinar a sua origem", afirmou o ministro australiano dos Transportes, Darren Chester.

A mais recente descoberta foi feita menos de duas semanas depois de as autoridades australianas e malaias terem dito que dois fragmentos encontrados em Moçambique muito provavelmente são do voo MH370.

Na época, o ministro malaio dos Transportes, Liow Tiong Lai, explicou que as dimensões, materiais e construção das peças são conformes com as de um Boeing 777 e acrescentou que a pintura e as marcas correspondem às da Malaysia Airlines.

O voo MH370, com destino a Pequim, desapareceu no dia 8 de março de 2014, pouco depois de decolar do aeroporto internacional de Kuala Lumpur, na Malásia. O Boeing 777 levava 239 pessoas a bordo.

Informações de satélite indicam que o avião caiu no sul do Oceano Índico, mas não há evidências sobre o que provocou a queda. Autoridades acreditam que a aeronave voou em piloto automático por linha reta pelo oceano durante horas antes de cair por falta de combustível.

Até então, entre os fragmentos encontrados, o único que foi confirmado como sendo do voo MH370 são pedaços de uma asa achados na ilha francesa de Reunião, no Oceano Índico, não muito longe de Maurício.

EK/afp/ap/efe/lusa/rtr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos