Encontrado exemplar do "Primeiro Fólio" de Shakespeare

Coletânea é localizada numa coleção na Escócia e eleva para 234 o número de cópias conhecidas. Descoberta acontece poucos dias antes da comemoração do quarto centenário da morte do dramaturgo.

Um exemplar do Primeiro Fólio, a primeira edição de uma coletânea das 36 peças de William Shakespeare (1564-1616), foi descoberto na Escócia, anunciou nesta quinta-feira (07/04) a Universidade de Oxford, a poucos dias do aniversário da morte do dramaturgo.

Emma Smith, professora de estudos shakespearianos em Oxford, confirmou a autenticidade do Primeiro Fólio, descoberto nas coleções da biblioteca de Mount Stuart, uma imponente mansão neogótica vitoriana na ilha escocesa de Bute. O exemplar ficará exposto para o público no local até outubro.

A descoberta eleva para 234 o número de exemplares conhecidos dessa compilação original, impressa em 1623 e que contém várias peças que nunca haviam sido publicadas e poderiam ter se perdido, como Macbeth, The Tempest e As you like it.

"Este fólio é incomum porque está em três volumes e apresenta muitas páginas em branco, previstas para ilustrações", explicou Smith, em comunicado divulgado pela universidade britânica. Geralmente, o Primeiro Fólio é um volume único, mas este foi dividido em três volumes, sendo um para comédias, outro para tragédias e um terceiro de dramas históricos.

A cópia de Mount Stuart pertenceu a Isaac Reed, um conhecido editor literário de Londres do século 18, segundo Smith. Uma carta de Reed revela que o editor comprou este exemplar em 1786 e outros registros mostram que ele mudou de mãos para as iniciais "JW" por 38 libras. Hoje ele está avaliada entre 2 milhões e 2,5 milhões de libras.

Depois da venda por 38 libras, não há mais registros do fólio, que não foi incluído no censo de 1906, relativo ao número de exemplares do Primeiro Fólio da obra shakespeariana.

A descoberta do exemplar de Mount Stuart acontece poucos dias antes da comemoração do quarto centenário da morte de Shakespeare, para a qual está prevista uma série de eventos no Reino Unido.

O Primeiro Fólio de Shakespeare foi compilado após a sua morte, em 23 de abril de 1616, por dois de seus colegas atores, John Heminge e Henry Condell, e publicado em 1623.

O livro contém o texto completo de 36 das peças do dramaturgo. Os principais editores foram Edward Blount (1565-1632), um livreiro e editor de Londres, e Isaac Jaggard (falecido em 1627), filho de William Jaggard (em torno de 1568-1623), um editor e impressor associado de longa data de Shakespeare, que faleceu no ano em que o fólio foi produzido.

O número de cópias impressas do Primeiro Fólio é desconhecido. A biblioteca Folger Shakespeare em Washington, Estados Unidos, tem no seu acervo 82 cópias da obra, o que é a maior coleção do mundo.

AS/lusa/afp/rtr/efe

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos