"Filhos de Bach" e a busca por uma partitura perdida em Ouro Preto

Fernanda Azzolini

Filme conta a história de um professor de música alemão que fica sabendo que herdou uma partitura original de Johan Sebastian Bach e tem que buscá-la no Brasil.

Uma partitura de Bach no Brasil é o ponto de partida para o filme Filhos de Bach (no circuito internacional, Bach in Brazil), que acaba de ser lançado nos cinemas alemães. Dirigido pelo alemão Ansgar Ahlers, o filme é uma coprodução Brasil-Alemanha.

A ficção começa quando Marten, professor de música que levava uma vida sem graça na Alemanha, fica sabendo que herdou uma partitura original de Johan Sebastian Bach e tem que buscá-la no Brasil.

Mas a estadia do professor em Ouro Preto não começa muito bem, já que ele acaba tendo os instrumentos e a partitura roubados. Na busca pela partitura, Marten visita um centro social para menores infratores e acaba virando professor de música de crianças e jovens carentes.

O filme foca no contato entre dois mundos completamente diferentes, na integração de culturas e em como a música pode ser o divisor de águas na vida de algumas pessoas.

Atores brasileiros e alemães

O personagem principal é interpretado pelo alemão Edgar Selge, conhecido por filmes como A experiência e O quinto poder. Do lado brasileiro, jovens talentos como Pablo Vinicius e Aldri Assunção, além dos atores Stepan Nercessian, Thais Garayp e uma participação especial de Marília Gabriela. A produção foi filmada em Ouro Preto, e nas cidades alemãs de Hamburgo e Buckeburgo.

Filhos de Bach é o primeiro longa-metragem de Ansgar Ahlers, que até então só havia trabalhado com curtas. O filme já participou de alguns festivais internacionais e em 2015, no Festival Internacional de Emden, dividiu o prêmio do público de melhor filme com o longa About a girl, de Mark Monheim. Os cineastas Ansgar Ahlers e Mark Monheim também dividiram o prêmio de diretor revelação.

Filhos de Bach é uma coprodução NFP, Conspiração Filmes, Miravista e Forseesense.

Ficha técnica:

Direção: Ansgar Ahlers

Roteiro: Ansgar Ahlers e Soern Finn Menning

Fotografia: Jörg Widmer

Montagem: Barbara Hennings

Direção de arte: Helio Pugliese

Figurinos: Ro Nascimento

Música: Ansgar Ahlers (supervisão); Henrique Cazas, David Christiansen e Jan Doddema (arranjos)

Elenco: Edgar Selge, Franziska Walser, Pablo Vinicius, Aldri Assunção, Stepan Nercessian, Thais Garayp, Marília Gabriela.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos