Led Zeppelin acusado de plágio em "Stairway to heaven"

Robert Plant e Jimmy Page irão a julgamento nos Estados Unidos. Acusação é de que famosos acordes iniciais de clássico da banda foram copiados de música de 1967 do grupo Spirit.

O vocalista Robert Plant e o guitarrista Jimmy Page terão que enfrentar um tribunal de júri para determinar se os acordes iniciais da música Stairway to heaven, clássico de 1971 do Led Zeppelin, são plagiados.

Segundo o juiz Gary Klausner, de Los Angeles, Stairway to heaven e a música instrumental Taurus, de 1967, da banda Spirit, são parecidas o suficiente para que um júri decida se Plant e Page são responsáveis por infringirem direitos autorais. O julgamento foi marcado para 10 de maio.

A ação judicial foi aberta por Michael Skidmore, que representa Randy Wolfe, também conhecido como Randy California, que era guitarrista do grupo Spirit e compositor de "Taurus". Wolfe morreu em 1997.

Skidmore afirmou que Page pode ter sido inspirado a escrever Stairway para o Led Zeppelin depois de escutar o Spirit tocar Taurus quando as bandas fizeram uma turnê juntas em 1968 e 1969, mas que Wolfe nunca ganhou nenhum crédito.

Os acusados alegam que Wolfe compunha por encomenda, que não podia reivindicar direitos autorais, e que a progressão de acordes era tão clichê que não merecia tal proteção.

O juiz, no entanto, argumentou que um júri poderia encontrar similaridade "substancial" entre os dois primeiros minutos de Stairway e Taurus, o que ele chamou de "os segmentos mais reconhecidos e importantes" das duas músicas.

RPR/rtr/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos