EUA confirmam que zika causa microcefalia

Pela primeira vez, Centro de Controle e Prevenção de Doenças estabelece o vírus como a causa definitiva da má formação cerebral em fetos de mães contaminadas.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) concluiu que o vírus zika é responsável pelo desenvolvimento de microcefalia em fetos de mães infectadas.

"Agora está claro, o CDC concluiu que o vírus causa a microcefalia", afirmou Tom Frieden, diretor do órgão, nesta quarta-feira (13/04). "Não há nenhuma dúvida de que o Zika causa microcefalia."

Autoridades de saúde do Brasil, onde teve início o surto de microcefalia em recém-nascidos, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) já tinham associado a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti à má-formação cerebral, mas a causa definitiva da doença ainda não tinha sido declarada.

Segundo Frieden, mais estudos estão sendo conduzidos para determinar se a microcefalia é a "ponta do iceberg" de efeitos perigosos ao cérebro e o desenvolvimento de outros problemas mentais.

KG/rtr/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos