Bayern pega Atlético, e Real enfrenta o City nas semifinais da Liga dos Campeões

Philip Verminnen

Único confronto anterior entre bávaros e os colchoneros marcou a primeira conquista da Liga dos Campeões pelos alemães. Na outra chave, os recordistas do Real Madrid medem forças com os ingleses do Manchester City.

Manchester City contra Real Madrid e Atlético de Madri contra Bayern de Munique. Estes são os confrontos da semifinal da Liga dos Campeões 2015/2016, que foram definidos em sorteio realizado, nesta sexta-feira (15/04), na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça.

As partidas de ida serão realizadas em 26 e 27 de abril, no Etihad Stadium e no estádio Vicente Calderón, respectivamente, enquanto os jogos da volta, em 3 e 4 de maio, serão jogados no Santiago Bernabéu e na Allianz Arena.

E termos de histórico, o confronto entre Manchester City e Real Madrid é o mais desequilibrado. Enquanto os ingleses estão pela primeira vez numa semifinal de Liga dos Campeões, os madrilenos detêm o recorde de conquistas, com dez títulos europeus.

O duelo marca também o encontro do artilheiro, Cristiano Ronaldo, com a pior defesa das quatro equipes remanescentes da atual edição. Além disso, os Citizens jogam para quebrar um pequeno tabu de nunca terem derrotado o Real Madrid em competições europeias (uma derrota e um empate).

Mas se a superstição entrar em campo, o Manchester City tem boas cartas: nas duas últimas edições da Liga dos Campeões que precederam uma Eurocopa, portanto em 2008 e 2012, os campeões foram ingleses: Manchester United e Chelsea.

Bayern e Atlético reeditam final de 1974

Por enquanto, o treinador do Bayern de Munique, Pep Guardiola, escapou de um confronto com seu futuro empregador, Manchester City. Isso porque no outro lado da chave, Atlético de Madri e Bayern de Munique repetem a final da temporada 1973/1974, quando os bávaros conquistaram sua primeira Liga dos Campeões, depois de uma final de duas partidas contra os Colchoneros (1 a 1 no primeiro jogo e 4 a 0 no segundo).

Naquela final, disputada em Bruxelas, dois gols foram marcados pelo famoso atacante da seleção alemã Gerd Müller e os outros dois por Uli Hoeness, ex-presidente do Bayern e condenado, em 2014, a três anos e meio de prisão por evasão fiscal. Após ter pena reduzida, Hoeness foi solto em fevereiro deste ano.

A final desta edição da Liga dos Campeões será jogada no estádio Giuseppe Meazza (San Siro), em Milão, em 28 de maio.

Pela terceira vez, a final do mais importante torneio do futebol europeu será disputada na cidade italiana. Boas lembranças para o Bayern de Munique, que levantou a taça após derrotar o Valencia nas penalidades (5x4, após 1 a 1 em 120 minutos), em 2001. Os outros dois clubes consagrados campeões europeus no San Siro foram a própria Internazionale de Milão, na temporada 1962/1963, e o Feyenoord, da Holanda, na edição de 1969/1970.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos