Raúl Castro é reeleito líder do Partido Comunista de Cuba

Presidente cubano ganha segundo mandato como primeiro-secretário do PCC, partido que governa a ilha caribenha. Evento político mais importante de Cuba teve presença de Fidel Castro.

O presidente cubano, Raúl Castro, foi reeleito como primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC). O anúncio foi realizado nesta terça-feira (19/04) durante o encerramento do congresso do partido, evento político mais importante do país.

O chefe de Estado, de 84 anos, ocupa o cargo de líder do PCC desde 2011, quando substituiu seu irmão, Fidel Castro, de 89 anos. Líder da Revolução Cubana de 1959, Fidel esteve presente no congresso, em sua segunda aparição pública somente neste mês.

O sigiloso evento, que contou com três dias de reuniões a portas fechadas, também reelegeu José Ramón Machado Ventura, de 85 anos, como segundo-secretário do Partido Comunista.

No Bureau Político, composto por 17 dirigentes, entraram cinco novos membros. Entre eles, o secretário-geral da Central de Trabalhadores de Cuba (CTC), Ulisses Guilarte, o ministro da Saúde, Roberto Morales, e a secretária-geral da Federação das Mulheres Cubanas (FMC), Teresa Amarelle.

Já o novo Comitê Central, órgão máximo do partido, passou a incluir 142 membros, ante os 116 eleitos em 2011, com uma média de idade de 54 anos.

Jovens não foram eleitos, retardando o plano de abrir espaço para líderes mais novos. Antes das reuniões do PCC, Raúl propôs limites de idade e de mandatos para os principais líderes, aumentando as expectativas da saída de veteranos de 70 e 80 anos de idade.

Mas ele também deixou claro que tais mudanças não seriam apressadas, já que o país adota uma postura metódica para as reformas.

Prova do sigilo que envolveu o esporádico congresso - o último aconteceu há cinco anos -, os resultados e os discursos de encerramento não foram transmitidos ao vivo na televisão estatal, que no lugar exibiu uma novela.

O PCC, fundado em 1965 e único partido oficialmente reconhecido de Cuba, é visto na ilha como mais poderoso que o próprio governo. Fidel Castro é um dos mil delegados que elegem a liderança.

EK/dpa/lusa/rtr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos