Cesar Cielo está fora dos Jogos Olímpicos

Estrela da natação brasileira, Cielo fica em terceiro lugar na final do Maria Lenk e não se classifica para a prova dos 50m livre na Rio 2016. Representantes do Brasil serão Bruno Fratus e Ítalo Duarte.

O nadador Cesar Cielo está fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. O atleta de 29 anos perdeu a vaga nesta quarta-feira (20/04), após ficar em terceiro lugar na prova dos 50m livre do Troféu Maria Lenk, na capital fluminense.

"Infelizmente não aconteceu, mas o Brasil está indo com os dois melhores. Vou pedir desculpas", disse Cielo, em entrevista ao canal de televisão Sportv, após a prova - sua última chance de classificação para os Jogos em casa.

Os representantes do Brasil nos 50m livre serão Bruno Fratus e Ítalo Duarte, já que cada país tem direito a dois nadadores por prova nas Olimpíadas. Fratus ganhou o Troféu Maria Lenk com o tempo de 21s74, e Duarte ficou em segundo, com 21s82. Cielo terminou em 21s91.

A não classificação de Cielo para os Jogos Olímpicos é uma surpresa - o atleta vinha figurando em listas de apostas de medalha para o Brasil neste ano.

Para Fratus, a ausência de Cielo representa "a renovação do esporte", mas também mostra a força e boa preparação de Ítalo.

"A beleza do esporte olímpico é justamente essa, é uma competição justa. Mas o esporte se renova, todo mundo competindo ali em condições iguais. É natural, ninguém ganha pra sempre, ninguém é de ferro", disse o nadador.

Cesar Cielo foi campeão dos 50m livre nos Jogos de Pequim em 2008 - única medalha de ouro olímpica da história da natação brasileira - e ficou com o bronze na mesma prova e nos 100m livre em Londres, em 2012.

EK/abr/efe/rtr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos