Explosão em centro petroquímico deixa 3 mortos no México

Fumaça tóxica saindo de uma fábrica da estatal petrolífera mexicana Pemex, no sul do país, provoca evacuação da área. Empresa relata 58 feridos, governo fala em 105. Petroleira possui um histórico recente de acidentes.

Uma forte explosão num centro petroquímico no sul do México matou pelo menos três trabalhadores e feriu outros 58, obrigando à evacuação da área, comunicou a empresa estatal petrolífera Pemex.

Uma vasta nuvem de fumaça tóxica pôde ser vista saindo de uma fábrica perto do porto de Coatzacoalcos, localizada no estado mexicano de Veracruz e um dos maiores centros de exportação de petróleo da Pemex. A explosão, que foi sentida a dez quilômetros de distância, obrigou também à evacuação de escolas e empresas nas redondezas.

O governador de Veracruz, Javier Duarte, confirmou à imprensa local que três pessoas morreram no centro petroquímico. Posteriormente, pelo Twitter, ele publicou que 105 pessoas ficaram feridas, entre elas os 58 trabalhadores contabilizados pela Pemex.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, afirmou que o governo ajudará os "trabalhadores afetados e bairros na área". Devido à explosão, aproximadamente 2 mil pessoas ficaram desalojadas temporariamente.

Na fábrica é produzido cloreto de vinila, um produto químico industrial perigoso e que é usado para fazer tubulações de PVC, entre outros. As causas da explosão ainda não são conhecidas.

Em fevereiro, um incêndio na mesma planta matou um operário. Também em fevereiro, a Pemex relatou duas mortes e oito trabalhadores feridos após um incêndio numa plataforma offshore de petróleo no Golfo do México. Em 2015, outro incêndio matou quatro e feriu 16 pessoas. Em 2013, uma explosão num prédio da Pemex causou a morte de ao menos 25 pessoas.

A Pemex fornece um quinto da receita do governo do México, mas tem registrado fortes perdas devido à queda dos preços do petróleo. Segundo uma autoridade da Pemex, as exportações de petróleo não foram afetadas pela explosão.

PV/lusa/rtr/ap

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos