Rei tenta evitar novas eleições na Espanha

Felipe 6º faz última rodada de negociações com partidos para tentar romper impasse de mais de quatro meses e levar à formação de governo no país. Prazo se encerra ao fim desta semana.

O rei Felipe 6º, da Espanha, deu início nesta segunda-feira (25/04) à terceira e última rodada de negociações para tentar evitar novas eleições no país, que está sem governo eleito há mais de quatro meses.

Não há, porém, expectativa de que os partidos que conquistaram representação parlamentar nas eleições de 20 de dezembro apresentem um acordo de formação de governo - ao fim desta semana, se esgota o prazo para que se chegue a um entendimento.

As reuniões desta segunda-feira no Palácio da Zarzuela são com as oito legendas de menor representatividade parlamentar, e na terça-feira será a vez dos quatro principais líderes políticos do país.

No pleito mais fragmentado da história espanhola moderna, o governista Partido Popular (PP) obteve 123 dos 350 assentos da Câmara baixa. O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) conseguiu 90, o partido esquerdista e anti-austeridade Podemos chegou a 69, e o centrista Ciudadanos, a outros 40.

O único acordo obtido neste período, entre PSOE e Ciudadanos, foi insuficiente para romper o impasse e levou todos os partidos a se culparem mutuamente pelo fracasso.

Não se espera que surja nenhuma proposta para a formação de um novo governo mesmo após as tratativas com Felipe 6º, o que levará à dissolução do Parlamento na próxima semana e à convocação de eleições para 26 de junho.

As pesquisas de opinião sobre uma nova votação, na qual os mesmos candidatos concorreriam, apontam para um resultado muito semelhante ao de dezembro, o que poderia gerar mais meses de paralisia política na Espanha.

RPR/rtr/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos