Topo

Alemanha apresenta uniformes para Rio 2016

27/04/2016 13h13

Confederação Alemã de Esportes Olímpicos divulga também expectativa de número de atletas participantes, projeções de conquistas de medalhas e estabelece premiação.

A Confederação Alemã de Esportes Olímpicos (DOSB, na sigla em alemão) apresentou os uniformes dos atletas que representarão a Alemanha nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. Ao todo são mais de 75 peças e acessórios, que vão desde óculos de sol e capas de chuva a jaquetas de inverno.

Em 5 de agosto, na cerimônia de abertura dos Jogos de 2016, os atletas alemães desfilarão no Estádio do Maracanã com casacos esportivos em tons prateados, uma camiseta em carmim e sapatos pretos com cadarços nas cores da bandeira da Alemanha: preto, vermelho e dourado. As mulheres usarão ainda uma saia cinzenta por cima de calças legging no mesmo tom.

"Nossos atletas não estarão apenas trajando roupas funcionais de alta tecnologia, mas também estarão visualmente muito bem representados", disse o presidente do DOSB, Michael Vesper, durante a cerimônia realizada em Düsseldorf, na terça-feira (26/04). O design do vestuário foi desenvolvido com a cooperação e a opinião de alguns atletas olímpicos.

Na apresentação dos uniformes, o DOSB também anunciou que cerca de 450 atletas alemães participarão dos Jogos no Rio de Janeiro - em Londres, a Alemanha enviou 391 esportistas.

"Estamos felizes em competir com uma grande equipe no Rio, provavelmente maior que a de Londres 2012 e também superior à de Pequim 2008, graças à classificação de cinco esportes em equipe", disse Vesper, citando as equipes de futebol e hóquei sobre grama (masculino e feminino) e de handebol masculino.

No entanto, apesar de mais atletas, o DOSB baixou sua previsão de medalhas para entre 38 e 40 conquistas. Num acordo prévio com as federações das distintas modalidades, havia sido determinado o objetivo de conquistar entre 40 e 70 medalhas no Rio de Janeiro. Em Londres, a delegação alemã conquistou 44 medalhas. Em Pequim, foram 41.

Além disso, o DOSB divulgou a premiação de 20 mil euros aos medalhistas de ouro. "Isso [o valor] não é comparável com outros países, mas um reconhecimento. Espero que tenhamos que gastar bastante dinheiro", afirmou Vesper.

PV/dw/ots