Obama faz piadas sobre pré-candidatos em jantar com jornalistas

Alvo favorito do presidente é o republicano Donald Trump. Mas também sobrou para Ted Cruz, Bernie Sanders e Hillary Clinton durante o jantar oferecido pela associação de correspondentes.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mostrou seu lado de humorista e mestre de cerimônias neste sábado (30/04), fazendo piadas sobre os pré-candidatos a sua sucessão e sobre si mesmo durante o jantar anual da associação dos correspondentes da Casa Branca.

"No próximo ano, outra pessoa estará aqui, neste lugar, e ninguém pode saber quem será", afirmou Obama, em seu último discurso no tradicional jantar, em referência à candidata favorita à nomeação democrata, Hillary Clinton. "E eu", acrescentou, "passarei a comandante do sofá", disse, num trocadilho com a expressão "comandante em chefe".

Aproximadamente 3 mil convidados participaram do jantar no grande salão do Hotel Hilton, um evento com o fim de aproximar os correspondentes do presidente e da administração dos Estados Unidos. Além de jornalistas, estiveram presentes vários políticos e personalidades como os atores Will Smith e Jared Leto.

Como era de se esperar, Obama não deixou de falar do magnata Donald Trump, que emerge como candidato favorito à nomeação republicana para a eleição presidencial de novembro, e que se tornou a sensação da campanha eleitoral. "Não quero gastar muito tempo com o Donald. Seguindo o exemplo de vocês, quero mostrar alguma moderação", disse, numa ironia à ampla cobertura midiática que Trump recebe.

Numa das melhores piadas da noite, afirmou que, ao contrário do que muitos pensam, Trump tem grande experiência em relações internacionais. "Ele passou anos se reunindo com líderes de todo o mundo: Miss Suécia, Miss Argentina, Miss Azerbaijão..." Trump é proprietário da companhia que opera os concursos de Miss Universo.

Sobre Ted Cruz, Obama lembrou que o republicano chamou um cesto de basquete de um anel de basquete. "E eu é que sou o estrangeiro!", comentou. Ele também fez brincadeiras com o democrata Bernie Sanders, designando-o de "novo rosto" do Partido Democrata. Sanders tem 74 anos e grande popularidade entre o público jovem.

Obama não poupou de suas piadas as dificuldades de Hillary em conquistar o público jovem. "Ela tentando conquistar os eleitores jovens, parece um pouco aquela tia que acabou de entrar no Facebook."

AS/lusa/rtr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos