A mãe alemã em números

Fecundidade em alta, famílias cada vez menores. Números mostram um pouco sobre o perfil das mães na Alemanha, que costumam ter o primeiro por volta dos 30 anos.

Elas têm filhos mais tarde do que as brasileiras, mas a taxa fecundidade está em alta. As mães alemãs costumam ter o primeiro filho, em média, aos 29,5 anos de idade, enquanto o Censo de 2010 indica que as brasileiras dão à luz ao primogênito por volta dos 26.

Os números de 2014, do escritório de estatísticas do governo alemão, também registram um aumento na taxa de fecundidade alemã, que está em 1,47 filho por mulher. No Brasil, o número vai na direção oposta: passou de 2,14 filhos por mulher em 2004 para 1,74 em 2014, segundo o IBGE.

A Alemanha tem 8,1 milhões de famílias compostas por pelo menos um adulto e uma criança, 10% menos que em 2004. O relatório também aponta que as mães que criam filhos trabalham fora 27 horas por semana. Sem filhos, são dez horas a mais, bem perto do total de 35,5 horas contabilizado para as brasileiras.

Em números, um perfil das mulheres com filhos na Alemanha:

- 715 mil crianças nasceram em 2014, 4,8% mais que no ano anterior.

- Está em 1,47 filho por mulher a taxa de fecundidade alemã. Em 2013, era de 1,42.

- O número de famílias compostas por pai e mãe casados com filho caiu 17% em dez anos.

- 20% do total de famílias com ao menos um filho menor de idade em 2014 eram monoparentais (com apenas pai ou mãe).

- Um quarto dos 13 milhões de crianças e jovens alemães não tem irmãos em casa. Em cidades maiores, filhos únicos são mais comuns do que nas comunidades menores.

- Mães entre 25 e 49 anos trabalharam cerca de 27 horas por semana em 2013. Na mesma idade, mulheres sem filhos em casa dedicaram por volta de dez horas a mais à profissão.

- 58% das mulheres com filhos até 15 anos trabalham.

- Só 24% das mulheres casadas e com filhos trabalham em período integral. Entre as mães que criam filhos sozinhas, o percentual é de 39%.

- 33% das crianças de até três anos de idade estão matriculadas em creches. O número equivale ao total de mães com crianças nessa idade que trabalham (32%).

- 2,5 milhões de famílias são compostas por pai ou mãe estrangeiros ou descendente de estrangeiros. Isso representa 30% do total com filhos abaixo de 18 anos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos