Bayern conquista Bundesliga e faz história

Philip Verminnen

Com uma rodada de antecipação, bávaros garantem inédito tetracampeonato alemão. O 26º título da liga nacional ocorre quatro dias após terceira eliminação consecutiva na semifinal da Liga dos Campeões.

O Bayern Munich garantiu o inédito tetracampeonato alemão ao derrotar por 2 a 1 o Ingolstadt, neste sábado (07/05), com dois gols do atacante polonês Robert Lewandowski. A conquista ajuda a aliviar o desapontamento pela desclassificação na semifinal da Liga dos Campeões.

Os bávaros garantiram seu 26º título do Campoenato Alemão na penúltima rodada da temporada 2015/2016. O Borussia Dortmund, única equipe que ainda ameaçava a conquista do Bayern de Munique, foi derrotado por 1 a 0 pelo Eintracht Frankfurt, ampliando a desvantagem na tabela de classificação.

Com uma rodada para o término da competição, o Bayern de Munique soma 85 pontos, seguido pelo Dortmund com 77. Ambos já estão garantidos na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões. Além disso, as duas melhores equipes da Alemanha se enfrentam na final da Copa da Alemanha, que será realizada em Berlim, em 21 de maio.

A conquista ocorreu quatro dias depois da eliminação nas semifinais da Liga dos Campeões - o Bayern venceu o Atlético de Madri por 2 a 1, mas o resultado foi insuficiente para alcançar a vaga na decisão em Milão. Esta foi a terceira eliminação seguida contra um clube espanhol em semifinais da principal competição europeia de clubes.

Pep Guardiola, que assumiu o Bayern de Munique após o clube ter conquistado a tríplice coroa - Liga dos Campeões, Bundesliga e Copa da Alemanha - não conseguiu repetir o feito em três anos de clube. Em 2013/2014, ele conquistou a dobradinha alemã, o Mundial de Clubes e a Supercopa Europeia. Na temporada seguinte, somente a Bundesliga.

O tetracampeonato é inédito no futebol alemão. O máximo que um clube havia alcançado era um tricampeonato - feito realizado pelo próprio Bayern por duas vezes, entre 1972 e 1974 e 1985 e 1987, e pelo Borussia Mönchengladbach, entre 1975 e 1977.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos