Deputado francês renuncia após denúncia de assédio sexual

Denis Baupin é acusado por quatro integrantes do Partido Verde, legenda da qual se desligou recentemente. Parlamentar repudia acusações e mantém mandato.

O parlamentar francês Denis Baupin renunciou à vice-presidência da Assembleia Nacional da França nesta segunda-feira (09/05), depois de ser acusado por colegas de assédio sexual. A imprensa francesa noticiou as acusações de quatro parlamentares e funcionárias do Partido Verde.

Baupin, que não deixou sua cadeira na câmara baixa do Parlamento francês, repudiou as acusações por meio de um comunicado divulgado em seu site.

"Após as acusações na mídia, o senhor Denis Baupin quer ressaltar [...] que estas são mentiras difamatórias e infundadas", afirmou o comunicado, acrescentando que ele renunciou a uma da seis vice-presidências da Assembleia para proteger a reputação do Parlamento e para se defender. O advogado do parlamentar disse que Baupin planeja processar as quatro mulheres por difamação.

Baupin é marido da ministra da Habitação, Emmanuelle Cosse, e recentemente saiu do Partido Verde por desavenças sobre as estratégias da legenda. Ele passou a sofrer pressão para renunciar depois que algumas colegas procuraram a mídia francesa para acusá-lo oficialmente.

Sandrine Rousseau, porta-voz dos verdes, contou que, em outubro de 2011, "ele me pressionou contra a parede, apertou meus seios e tentou me beijar". Na época, Rousseau era vice-presidente de um conselho regional no norte da França.

Já a parlamentar Isabelle Attard disse que "era um assédio quase diário com mensagens de texto provocantes e picantes". Duas outras integrantes do Partido Verde, Elen Debost, atualmente vice-prefeita de Le Mans, e Annie Lahmer, membro do governo regional de Paris, também acusaram Baupin de assédio sexual.

PV/rtr/afp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos