Nasa anuncia descoberta de mais de 1,2 mil planetas

Planetas estão localizados fora do Sistema Solar e foram descobertos graças a telescópio espacial Kepler. Entre os novos exoplanetas, nove podem ter condições que permitam a existência de vida.

A Nasa anunciou nesta terça-feira (10/05) a descoberta de 1.284 planetas fora do Sistema Solar. Os exoplanetas foram localizados pelo telescópio espacial Kepler. O anúncio foi o maior já feito na área e dobra o número de planetas confirmados pela missão.

"Sabemos agora que pode haver mais planetas do que estrelas. Esse conhecimento informa futuras missões que precisamos nos aproximar mais para saber se estamos sozinhos no universo", afirmou o diretor da divisão de astrofísica da Nasa, Paul Hertz.

Nove dos exoplanetas orbitam na zona habitável de seu sol, ou seja, a distância de uma estrela na qual os planetas podem ter temperaturas que permitam a presença de água no estado líquido e, portanto, vida. Com essa descoberta, sobe para 21 o número total de planetas nessa condição. O telescópio descobriu ainda 550 planetas rochosos como a Terra.

O telescópio espacial Kepler foi lançado em 2009 e recolheu até 2013 dados de 150 mil estrelas em busca de sinais de planetas potencialmente habitáveis. O aparelho detecta variações de luz que indicam a passagem de planetas por estrelas, durante sua órbita - o fenômeno é o mesmo que ocorreu com Mercúrio nesta segunda-feira.

Com o anúncio desta terça-feira, o número de exoplanetas conhecidos subiu para 3.264. Os resultados da pesquisa sugerem ainda que possam haver mais de 10 bilhões de planetas potencialmente habitáveis no Universo.

CN/rtr/efe/lusa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos